Logo Folha de Pernambuco

Live da semana

Bolsonaro diz que não tem Pix, usado por 70% dos brasileiros

Sistema de pagamento criado pelo Banco Central é uma das principais bandeiras eleitorais do presidente

Jair Bolsonaro em live transmitida no dia 28 de abril de 2022Jair Bolsonaro em live transmitida no dia 28 de abril de 2022 - Foto: Reprodução/YouTube

O presidente Jair Bolsonaro brincou durante live nesta quinta-feira (28) que não tem Pix, sistema de pagamento criado pelo Banco Central e que já é usado por 70% dos brasileiros. No momento, o presidente comentava uma matéria do Globo sobre as modalidades Pix Saque e Pix Troco, que renovou a disputa entre bancos e fintechs (as start-ups financeiras) pelas contas dos empreendedores.

— Mais de 100 milhões tem Pix no Brasil. Eu não tenho, tô afim de fazer um aí. Cai dinheiro na conta da gente de graça? Se pedir o pessoal bota? Vou fazer meu Pix aí — disse rindo enquanto brincava com seus auxiliares.

O presidente teve dificuldade de alavancar as pautas econômicas ao longo dos três anos de seu governo e não teve grandes resultados na área. Com isso, o Pix passa a ser a grande aposta como bandeira eleitoral neste ano. O presidente tem falado sobre os benefícios da ferramenta para a população, entre elas a ausência de tarifas para as transferências.

— O Pix não se paga nada. Muita coisa que você fazia pagando taxa, agora você não paga nada, e usa em qualquer hora do dia, não tem que ir no banco, faz em casa. A gente não faz isso para tirar dinheiro do banco, a gente faz isso para facilitar a vida das pessoas -- disse na live.

Desenvolvido pelo Banco Central, o Pix alcançou enorme popularidade no país: em menos de um ano e meio, 109,8 milhões de pessoas já se cadastraram no sistema, além de oito milhões de empresas.

Veja também

Programa BNDES Fundo Clima aprova, em 7 meses, 2,5 vezes valor aprovado em toda sua história
clima

Programa BNDES Fundo Clima aprova, em 7 meses, 2,5 vezes valor aprovado em toda sua história

Lula aceitou que medidas fiscais sejam estruturais, mas PT quer que atinjam "andar de cima"
medidas fiscais

Lula aceitou que medidas fiscais sejam estruturais, mas PT quer que atinjam "andar de cima"

Newsletter