Logo Folha de Pernambuco

Brasil

Bolsonaro diz temer prolongamento da guerra na Ucrânia por trazer mais inflação

Mariupol, na Ucrânia Mariupol, na Ucrânia  - Foto: Andrey Borodulin/AFP

Leia também

• Na semana da reunião do Copom, mercado projeta inflação a 7,89%

• Inflação da indústria sobe 3,13% em março

• Prévia da inflação oficial sobe para 1,73% em abril, diz IBGE

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quarta-feira (4), temer o prolongamento da guerra na Ucrânia, uma vez que isso impacta o preço dos combustíveis e pode trazer mais inflação ao Brasil.

No mês passado, puxada pelo aumento nos preços dos combustíveis e alimentos, a prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA-15, acelerou para 1,73%, acima da taxa de março (0,95%).

É a maior alta desde fevereiro de 2003 (2,19%) e a maior para um mês de abril desde 1995, quando o índice foi de 1,95%. Com o resultado, o IPCA-15 acumula alta de 4,31% no ano. Em 12 meses, chegou a 12,03%, a maior taxa desde novembro de 2003, quando foi 12,69%.

— O que nós tememos obviamente é o prolongamento dessa guerra que sinaliza com mais inflação para o mundo, e vem da energia, vem dos combustíveis. Eu peço a todos cada vez mais resiliência, cada vez mais garra, determinação, porque isso que se abateu sobre o mundo todo e também o nosso Brasil vai deixar de nos influenciar negativamente de forma bastante breve e nós possamos então voltar à nossa normalidade — disse Bolsonaro em almoço com integrantes da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Bolsonaro visitou a Rússia em fevereiro, antes de o país invadir a Ucrânia. Na época, já havia a expectativa de uma iminente invasão, e o próprio Bolsonaro disse que era solidário à Rússia. A visita gerou críticas dentro e fora do Brasil, como por exemplo do governo dos Estados Unidos. O governo brasileiro se justificou, entre outras coisas, alegando que era preciso negociar o fornecimentos de fertilizantes, que o Brasil importa da Rússia e são importantes para o agronegócio.

Nesta quarta-feira, no almoço, Bolsonaro lembrou que esteve "há pouco" na Rússia e que agora conseguiu garantir o fornecimento de fertilizantes.

Veja também

Usina Angra 1 obtém licença para operar por mais 20 anos
ENERGIA NUCLEAR

Usina Angra 1 obtém licença para operar por mais 20 anos

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour
CARNES DO MERCOSUL

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

Newsletter