Logo Folha de Pernambuco

Cartórios

Bolsonaro sanciona projeto que cria sistema eletrônico para cartórios

Envio de documentos e prestação de informações poderão ser feitas pela internet. Modelo deve ser implementado até 31 de janeiro de 2023

Presidente Jair BolsonaroPresidente Jair Bolsonaro - Foto: Fábio Rodrigues/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a medida provisória (MP) que estabelece novas regras para o registro de títulos em cartórios. O texto cria chamado Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), que vai conectar as bases de dados de cartórios.

Entre as funções do Serp está o registro eletrônico de atos e negócios jurídicos. A recepção e o envio de documentos e títulos, a expedição de certidões e a prestação de informações também poderão ocorrer em formato eletrônico.

A MP foi editada no fim do ano passado por Bolsonaro, mas sofreu alterações na Câmara e no Senado.

O Serp deve ser implantado até 31 de janeiro de 2023, ou seja, essa é a data limite para que os serviços passem a ser oferecidos pela internet. A regulamentação será feita pela corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na época da edição da MP, a Secretaria-Geral da Presidência informou que já havia a determinação de que cartórios realizassem atos por meio eletrônico, mas que isso não era aplicado.

Veja também

Boom da Inteligência Artificial torna empresa de cabos de 139 anos a ação mais quente do Japão
NEGÓCIOS

Boom da Inteligência Artificial torna empresa de cabos de 139 anos a ação mais quente do Japão

INSS: Aposentados e pensionistas começam a receber hoje. Veja calendário
BRASIL

INSS: Aposentados e pensionistas começam a receber hoje. Veja calendário

Newsletter