Logo Folha de Pernambuco

BALANÇA COMERCIAL

Brasil deve avançar em acordos comerciais com novos países, superando colonizadores, diz Lula

As falas foram feitas na abertura do Encontro Nacional da Indústria (Enai)

O presidente Luiz Inácio Lula da SilvaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil precisa avançar em parcerias comerciais com novos países, superando a dependência de acordos apenas com os países ricos. "O Brasil não precisa ficar preso à sua história, aos países que nos colonizaram. Comércio é guerra", disse Lula.

As falas foram feitas na abertura do Encontro Nacional da Indústria (Enai). Para uma plateia de empresários, o presidente disse que o governo manterá empenho para novos acordos comerciais. "Quero fazer reuniões com a Índia. Em março iremos para o Japão. Depois vamos para o Vietnã", afirmou.

Ao cobrar a priorização dos interesses brasileiros, Lula disse que as relações comerciais não devem observar determinados fatores políticos. "Não quero brigar com os EUA, não quero saber se presidente é Biden ou Trump. Temos nossos interesses, eles têm os deles. Nossos interesses têm que convergir", afirmou.
 

Veja também

Imposto de Renda, salário mínimo, abono: entenda medidas que Haddadd vai anunciar na TV
pacote de corte de gastos

Imposto de Renda, salário mínimo, abono: entenda medidas que Haddadd vai anunciar na TV

Pacote de cortes de gastos abordará supersalários e grandes fortunas
corte de gastos

Pacote de cortes de gastos abordará supersalários e grandes fortunas

Newsletter