BRASIL

Brasil é aceito como membro de fórum internacional dos transportes

Em Leipzig, na Alemanha, ministro Renan Filho disse que país reassume papel de líder regional e irá contribuir com desenvolvimento sustentável e bem-estar social

Ministro dos Transportes, Renan FilhoMinistro dos Transportes, Renan Filho - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil foi aceito, nesta quinta-feira (25), como membro do Fórum Internacional dos Transportes (FIT), durante encontro anual na cidade de Leipzig, na Alemanha.

Junto da Costa Rica, o país passou a integrar a organização intergovernamental, que conta agora com 66 nações, seis delas da América Latina, reunidas para refletir e promover uma maior compreensão do papel do setor no crescimento econômico, na sustentabilidade ambiental e na inclusão social.

— O ingresso do Brasil neste fórum se dá em momento de extrema importância, em que o nosso país reassume o seu papel de líder regional e retoma o seu protagonismo no combate à fome e no enfrentamento das questões associadas às mudanças climáticas. Queremos construir com os nossos parceiros uma agenda global que gere crescimento econômico com distribuição de renda e sustentabilidade ambiental — disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Nessa edição, entre os dias 24 e 26 de maio, mais de mil pessoas de diferentes nacionalidades, entre especialistas, pesquisadores e ministros, participaram do encontro “O transporte a serviço das economias sustentáveis”. A fim de elevar a política de transportes a uma prioridade mais elevada na agenda pública, o FIT organiza um diálogo global como uma plataforma de discussão e pré-negociação sobre as questões acerca de todos os meios referentes a mobilidade urbana.
 

Durante as reuniões, são analisadas tendências, compartilhados conhecimentos e ainda promovido o intercâmbio entre os decisores em matéria de transportes e a sociedade civil.

— O governo brasileiro está convicto de que é com diálogo, respeito e união entre os países que vamos avançar e proporcionar aos nossos povos um mundo com melhores oportunidades para todas e todos. O setor de transportes tem muito a contribuir com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar dos nossos povos — completou Renan Filho.

No anúncio, o secretário-geral do FIT, Young Tae Kim comemorou a entrada de dois países latino-americanos no grupo, politicamente autônomo e administrativamente integrado a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE):

— O Brasil traz uma riqueza de conhecimentos sobre transportes que beneficiará todos os membros da FIT. O Brasil deu ao mundo o Bus Rapid Transit, tem o segundo maior número de aeroportos do mundo, o segundo porto mais movimentado da América Latina e é sede do terceiro maior fabricante de aeronaves do mundo.

Veja também

Petróleo continua subindo por preocupações com Oriente Médio
Petróleo

Petróleo continua subindo por preocupações com Oriente Médio

Elon Musk será o primeiro trilionário do planeta, projeta consultoria
FORTUNA

Elon Musk será o primeiro trilionário do planeta, projeta consultoria

Newsletter