turismo

Brasil e Japão chegam a acordo para isenção de visto de 90 dias para seus cidadãos

A medida passará a vigorar a partir de 30 de setembro de 2023

Brasil e Japão isentam visto de 90 dias para os seus cidadãosBrasil e Japão isentam visto de 90 dias para os seus cidadãos - Foto: Reprodução

Brasil e Japão chegaram a um acordo que vai permitir a isenção de visto para cidadãos dos dois países em viagens com duração de até 90 dias. A medida passará a vigorar a partir de 30 de setembro de 2023 e terá duração de três anos. O anúncio será feito ainda nesta quarta-feira pelo governo brasileiro.

No primeiro semestre deste ano, o governo anunciou que iria voltar a exigir vistos de turistas do Japão, dos Estados Unidos, da Austrália e do Canadá a partir de 1º de outubro. A medida só não seria tomada se esses países garantissem reciprocidade, ou seja, que cidadãos brasileiros também fossem contemplados.

A isenção de vistos sem reciprocidade foi autorizada por um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019. Foi uma medida unilateral, que gerou críticas de vários setores.

Como resultado das conversas com os demais governos, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu país, paralelamente ao encontro dos países do G-7, falou de sua intenção de adotar a isenção para brasileiros, revelou um interlocutor.

"A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil", destacou o Itamaraty, em nota divulgada sobre o assunto.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter