Brasil registra mais de 1,3 milhão de empresas abertas entre janeiro e abril
Tempo médio de abertura de empresas diminui 10 horas em relação a 2022
No primeiro quadrimestre de 2023 foram abertas 1.331.940 empresas no Brasil, representando um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados foram divulgados na última segunda-feira (29) no Boletim do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Do total de empresas abertas, 93,7% são microempresas ou empresas de pequeno porte. O tempo médio necessário para abrir uma empresa no primeiro quadrimestre foi de 1 dia e 6 horas, o que representa uma redução de 10 horas em relação ao mesmo período de 2022. No entanto, houve um aumento de 6 horas em comparação ao quadrimestre anterior.
Leia também
• Número de empresas inadimplentes bate recorde, e pedidos de falência aumentam
• Apostas esportivas: para empresas e clubes, regulamentação é positiva
• Quase 70% das empresas no Brasil sofreram algum ataque cibernético em 2022, diz pequisa
Em termos absolutos, o estado de São Paulo liderou a abertura de empresas, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Goiás. Esses estados concentram 75% das empresas brasileiras.
Quanto ao crescimento percentual em relação ao quadrimestre anterior, os estados que apresentaram maior avanço foram Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Paraná e Roraima.
Em relação aos setores de atividade, a maioria das empresas abertas está nos setores de comércio e serviços, com destaque para atividades como promoção de vendas, comércio varejista de vestuário e acessórios, preparação de documentos e serviços de apoio administrativo, cabeleireiros, manicure e pedicure, e obras de alvenaria.
É importante ressaltar que, apesar do alto número de aberturas, também foram encerradas 736.977 empresas no primeiro quadrimestre de 2023. No entanto, o saldo ainda é positivo, com um aumento líquido de 594.963 empresas.
Esses dados indicam uma tendência de crescimento e dinamismo no ambiente empresarial brasileiro, especialmente no segmento de microempresas e empresas de pequeno porte. O tempo médio de abertura das empresas tem diminuído devido à implementação de medidas de simplificação e à digitalização dos processos, o que contribui para um ambiente mais favorável ao empreendedorismo.