Logo Folha de Pernambuco

Milhas

Brasileiros usam mais pontos e milhas gerados em programas de fidelidade. Veja como funcionam

Número de cadastros nos programas das empresas aumenta quase 10%, e resgate de recompensas dispara mais de 23%

AviãoAvião - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Os cadastros em programas de fidelidade — que recompensam o consumo com pontos que podem ser usados em novas compras ou em passagens aéreas — aumentaram 9,5% no segundo trimestre de 2023, alcançando 306,3 milhões de registros, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf).

Também na comparação com o mesmo período do ano passado, o volume de pontos gerados e resgatados subiu: 25,9% e 23,5%, respectivamente. Não entram na estatística os programas de cashback, quando varejistas devolvem parte das compras em dinheiro.

Os brasileiros estão mais atentos às vantagens que podem ter aderindo a programas de fidelidade. Paulo Curro, diretor executivo da Abemf, atribui o movimento ao surgimento de diferentes modalidades de programas de recompensas e à busca de descontos para compras:

— Os consumidores sentem cada vez mais que não participar de programas de fidelidade significa perder dinheiro.

O Mastercard Surpreenda teve alta de 65% no número de cadastros, bem acima da média. Na Livelo, houve aumento de 30% no volume de pontos acumulados entre janeiro e agosto, e o resgate deles para compra de produtos e serviços na plataforma disparou 128%, na comparação com o mesmo período do ano passado. A conversão de pontos em milhas para a compra de passagens de avião representa 85% do resgate total.

— De janeiro a agosto deste ano, em comparação com 2022, a quantidade de pontos utilizados para o resgate de viagens cresceu 72% — observa Marcelino Cruz, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios B2B da Livelo.

Diretor-geral do Latam Pass no Brasil, Martin Holdschmidt afirma que há um crescimento considerável no número de brasileiros viajando de avião e pagando apenas a taxa de embarque do aeroporto:

— No primeiro semestre, foram resgatadas (emitidas com milhas) mais de 2,8 milhões de passagens aéreas domésticas e internacionais, 18% acima do registrado em 2022 e 4% acima do registrado em 2019 (antes da pandemia), ano em que foram registrados recordes na aviação brasileira.

Vínculo reconhecido: Justiça de São Paulo determina que Rappi assine carteira de trabalho de todos os entregadores do Brasil

Diretor de Operações da consultoria Gouvêa Ecosystem, Eduardo Yamashita analisa que o crescimento dos cadastros em programas de fidelidade tem a ver com melhor entendimento do consumidor sobre as vantagens de programas de fidelidade. Isso estimula o aumento do leque de programas, que começaram na aviação e hoje alcançam os mais diferentes segmentos do cotidiano, como farmácias e supermercados.

Efeito 123milhas

Para o executivo, a crise de empresas de viagens baseadas em recompensas como 123milhas e MaxMilhas — que entraram em recuperação judicial — acabou chamando a atenção dos consumidores para o assunto e, com a desconfiança, pode também ter estimulado mais gente a resgatar pontos antes do previsto.

Além do 'bunker' de R$ 400 milhões de Bezos: saiba quais bilionários têm mais mansões no mundo e veja fotos

— É natural que o consumidor fique de alguma maneira receoso, mas as empresas têm procurado fazer uma comunicação cada vez mais clara para mitigar essa insegurança.

Quem deseja começar a desfrutar das vantagens dos programas de fidelidade, como o acúmulo de pontos e milhas para viagens, deve começar a buscá-los para além dos gerados pelo uso do cartão de crédito. Há plataformas de comércio on-line que recompensam compras com pontos.

Outra forma de acelerar o acúmulo de pontos é ficar atento a campanhas dessas plataformas que multiplicam as recompensas em datas especiais ou dependendo de quando será o resgate.

— Tudo que a gente consome pode virar milha, ainda que seja pago no boleto ou débito. Se você compra um celular de R$ 3 mil, dá para ganhar até o triplo em pontos, dependendo da campanha — diz Eduardo Loredo, especialista no tema e fundador do Academilhas.

Cuidado com o bolso

Apesar das facilidades, é preciso cuidado para não comprar demais só para acumular recompensas. Além disso, deve-se atentar às regras e condições de cartões de crédito e programas de varejistas que geram pontos para, por exemplo, não perder a data de validade e ver os pontos expirarem.

— É uma inteligência do consumidor usar a compra a seu favor, porque ele pode usar os pontos para economizar na compra de um produto ou passagem aérea futuramente, por exemplo. Mas não dá para pensar em criar uma dívida, que às vezes você nem faria, para criar benefícios, mas entender que, já que você vai gastar, deve ficar atento a essas vantagens, com educação financeira e disciplina — recomenda Graziela Fortunato, especialista em finanças pessoais e professora da Escola de Negócios da PUC-Rio (IAG).

Veja o que os principais programas oferecem

Smiles

No programa de fidelidade da Gol o cliente faz o cadastro de forma gratuita (smiles.com.br/) e tem acesso a uma plataforma com opções para utilizar as milhas em produtos de varejo, voos, hotéis, passeios e parques, aluguel de carro, seguro viagem, combustível, transporte, exames de saúde, entre outros. É possível juntas milhas através da transferência de pontos de cartões de crédito de bancos parceiros ou nas compras feitas no Shopping Smiles, marketplace da plataforma. Para acelerar o acúmulo, uma opção é assinar o Clube Smiles, com planos a partir de R$ 42 mensais. Os pontos expiram em até dez anos, dependendo da categoria do cliente.

Latam Pass

O programa da Latam (latampass.latam.com/) tem benefícios para cada categoria de clientes. O acúmulo de milhas pode ser feito pelo cartão de crédito Latam Pass Itaú, ou na transferência dos pontos de outros cartões. Há ainda a opção de juntar milhas na compra de produtos no Shopping Latam e no Clube Latam Pass, com assinaturas a partir de R$ 40,90 por mês. Os pontos podem ser usados na compra de passagens aéreas da companhia ou em produtos no marketplace da plataforma. Os pontos expiram em 24 meses.

Clube Livelo

A plataforma é gratuita, com cadastro no site (livelo.com.br/) ou aplicativo, disponível para iOS e Android. Dá para acumular pontos através dos cartões de crédito de bancos parceiros ou nas compras em lojas conveniadas, com acesso a partir do site da Livelo. Há ainda o Clube Livelo, com assinatura a partir de R$ 44,90 mensais. Os clientes podem trocar os pontos por produtos no Shopping Livelo, incluindo produtos, passagens, hotéis, pacotes e serviços. Outra opção é o pagamento com pontos usando Pix em estabelecimentos comerciais. Os pontos expiram em 24 meses.

TudoAzul

O programa de fidelidade da Azul tem cadastro gratuito (voeazul.com.br/). É possível juntar pontos na compra de passagens aéreas, transferindo pontos do cartão de crédito, usando o cartão Azul Itaú ou comprando pacotes, hotéis e produtos na operadora de turismo da companhia, a Azul Viagens. Há ainda o Clube Azul, com assinatura a partir de R$ 39 por mês. As milhas podem ser usadas para a compra de passagens aéreas, na troca por produtos no Shopping TudoAzul e pacotes da Azul Viagens. Os pontos expiram em 24 meses.

Stix

O programa reúne as marcas Pão de Açúcar, Extra, Droga Raia, Drogasil, Sodimac e Polishop. O número de pontos acumulados por real varia de acordo com a campanha da época. É possível trocar as milhas por produtos na plataforma (soustix.com.br/).

Dotz

O acesso é pelo aplicativo, com download gratuito para Android e iOS. Quem faz compras e pagamentos utilizando a plataforma ganha pontos para serem trocados por benefícios de diversos tipos: produtos, serviços, cupons de desconto e dinheiro em conta. Também é possível acumular pontos no consumo com empresas parceiras, como mercados, farmácias e sites de compras. A validade é de 4 anos.

Mastercard Surpreenda

O programa de benefícios da Mastercard permite o acúmulo de pontos e benefícios como seguro-viagens, seguro automóvel para veículos alugados e concierge em aeroportos. O portador do cartão precisa se cadastrar (surpreenda.naotempreco.com.br/) e acumula 1 ponto a cada compra realizada em um cartão de débito, crédito ou pré-pago, independentemente do valor. Os pontos podem ser utilizados na troca por produtos e descontos em marcas parceiras.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter