Logo Folha de Pernambuco

Reino Unido

"Brexit não está funcionando", diz prefeito de Londres

O apoio ao Brexit está no nível mais baixo de todos os tempos no Reino Unido

Cartazes anti-Brexit são criados em móveis de rua fora das Casas do Parlamento, no centro de LondresCartazes anti-Brexit são criados em móveis de rua fora das Casas do Parlamento, no centro de Londres - Foto: Tolga Akemen/AFP

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, fará um discurso nesta quinta-feira (12) pedindo ao governo britânico que admita que a saída do Reino Unido da União Europeia foi um "imenso dano" e que "não está funcionando".

"Após anos de negação e evasão, devemos enfrentar a dura verdade: o Brexit não está funcionando", denuncia o político, um crítico de longa data da medida, antes de participar de um evento oficial na capital britânica.

A saída do bloco econômico "enfraqueceu nossa economia, fragmentou nosso sindicato e manchou nossa reputação", argumentou, segundo trechos do discurso enviados à AFP.

"Simplesmente não posso ficar calado diante do imenso dano causado pelo Brexit", acrescentou, considerando ainda que este "não é irreparável".

"Precisamos de um maior alinhamento com nossos vizinhos europeus, uma mudança deste Brexit extremo e difícil", que inclui "um debate pragmático sobre os benefícios de fazer parte da união aduaneira e do mercado comum", afirma.

Esta crítica ao governo conservador diverge do posicionamento oficial do Partido Trabalhista, cujo líder, Keir Starmer, também contrário ao Brexit, prometeu abraçar o desejo dos eleitores de "recuperar o controle" após a saída da União Europeia.

Starmer afirma que os trabalhistas podem resolver os problemas e "fazer o Brexit funcionar".

Segundo o prefeito, "ninguém quer retornar à divisão e ao impasse que dominaram a nossa política por cinco longos anos".

Mas "a realidade é que a cidade" de Londres "está sendo afetada por uma perda de negócios e talento" para outros centros europeus como Paris e Amsterdã, denunciou.

O apoio ao Brexit está no nível mais baixo de todos os tempos no Reino Unido. Menos de um terço dos britânicos acredita que a medida foi correta, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto YouGov em novembro.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter