Briga de titãs: Facebook acusa Apple de prejudicar pequenos negócios com nova regra para anúncios
Impulsionamento em posts via iPhone terá que pagar a comissão de 30% cobrada pela empresa por compras dentro da App Store
A Meta, empresa dona do Facebook, do Instagram e do Whatsapp, criticou nesta quarta-feira (26) a Apple pelas mudanças adotadas na sua política para o App Store, a loja de aplicativos do iPhone, iPad e outros devices da fabricante.
As novas regras, que vieram a público esta semana, exigem que usuários e anunciantes façam as transações financeiras dentro dos próprios aplicativos, modalidade conhecida como compra “in-app”, quando forem pagar para impulsionar posts em redes sociais como TikTok e Instagram.
O problema é que nas compras “in-app” a Apple cobra uma comissão de 30% de cada transação. Ou seja, na prática, a Meta vai perder uma grande fatia de suas receitas com publicidade para a fabricante do iPhone.
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A comissão de 30% cobrada pela Apple já foi o estopim para uma batalha legal entre a empresa e uma gigante da indústria de jogos, a Epic Games, criadora da franquia Fortnite.
As ações da Meta estão em queda de mais de 3% na manhã desta quarta-feira, nas negociações prévias à abertura das Bolsas em Nova York.
“A Apple havia dito que não iria pegar parte da receita de publicidade dos desenvolvedores (de apps), agora aparentemente mudou de ideia”, disse a Meta em comunicado nesta terça-feira. “Nós mantemos o nosso compromisso de oferecer aos pequenos negócios maneiras simples de creser e tocar suas atividades em nossos aplicativos”, afirmou a empresa.
A Apple, por sua vez, alegou que cobrar taxas de compras “in-app” para impulsionamento é só uma extensão das atuais políticas da empresa para os aplicativos na app store.