Logo Folha de Pernambuco

ECONOMIA

Buenos Aires é a melhor cidade da América Latina para viver; Rio de Janeiro fica na frente de SP

Para ranquear as cidades, são avaliadas cinco categorias principais: estabilidade, cuidados de saúde, cultura e ambiente, educação e infraestruturas

A Calle Florida, mais famosa rua de pedestres de Buenos AiresA Calle Florida, mais famosa rua de pedestres de Buenos Aires - Foto: Wikimedia Commons / Reprodução

Leia também

• Recife lança primeiro Plano Municipal de Turismo em parceria com Sebrae

• Governadora Raquel Lyra anuncia três voos semanais do Recife com destino direto para Buenos Aires

• Ideias para explorar potencial do turismo religioso

Buenos Aires, a capital da Argentina, foi considerada a melhor cidade para se viver na América Latina em 2024, de acordo com um levantamento feito pela revista The Economist. No estudo, o Rio de Janeiro aparece à frente de São Paulo.

Para ranquear as cidades, são avaliadas cinco categorias principais: estabilidade, cuidados de saúde, cultura e ambiente, educação e infraestruturas. Ao total, 173 cidades espalhadas pelo mundo foram avaliadas pelo índice.

Após a capital argentina, as cidades mais habitáveis da América Latina são, em ordem, Montevideo (Uruguai) e Santiago (Chile). Todas elas ultrapassam os 80 pontos. San Juan (Porto Rico), Lima (Peru) e San José (Costa Rica), aparecem na sequência. O Rio de Janeiro (Brasil) segue na lista na sexta posição na frente de São Paulo (Brasil), que ocupa a sétima posição.

As cidades mais bem classificadas da América Latina têm visto seus próprios surtos de migração nos últimos anos, explica a The Economist. A migração dentro da região tem crescido em um ritmo mais rápido do que a emigração para países mais desenvolvidos. Isso é amplamente impulsionado por venezuelanos fugindo da turbulência política e econômica.

As cidades mais habitáveis do mundo
Nas Américas, o Canadá se consolida como um dos principais destinos globais para migrantes, segundo o ranking. Na pesquisa mais recente, Calgary e Vancouver ficaram entre as dez cidades mais habitáveis do mundo para expatriados. Toronto, o centro de negócios do Canadá, também teve um bom desempenho, ficando em 12º lugar.

Os pontos fortes do Canadá são seus serviços públicos, particularmente seus sistemas de saúde e educação, que consistentemente recebem notas altas. O país também é mais estável politicamente e tem menos violência do que seu vizinho do sul.

Já Caracas, a capital da Venezuela, ocupa o 164º lugar no mundo, marcando apenas meio ponto acima de Kiev, que está no coração de uma zona de guerra.

Veja também

Stournaras do BCE: espero que as taxas de juros sejam reduzidas para 2% até o outono
EUROPA

Stournaras do BCE: espero que as taxas de juros sejam reduzidas para 2% até o outono

Usuário poderá trocar de plano de saúde em caso de exclusão de hospital da rede
PLANOS DE SAÚDE

Usuário poderá trocar de plano de saúde em caso de exclusão de hospital da rede

Newsletter