Logo Folha de Pernambuco

Veículos

BYD desbanca Volks e se torna a marca de carros mais vendida da China

Fabricante chinesa de veículos elétricos acelera crescimento e ultrapassa nomes tradicionais da indústria automotiva com 2,4 milhões de unidades vendidas em 2023

Vendas mundiais da BYD ultrapassaram 3 milhõesVendas mundiais da BYD ultrapassaram 3 milhões - Foto: BAY ISMOYO/AFP

A BYD ultrapassou a Volkswagen como a marca de carros mais vendida da China em 2023, uma clara evidência de que sua aposta total em veículos elétricos está pagando dividendos e ajudando-a a ultrapassar alguns dos maiores nomes antigos do mundo.

A BYD, sediada em Shenzhen, registrou 2,4 milhões de novos registros de seguros de carros nacionais no ano passado, segundo dados do Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China, o que lhe deu uma participação de mercado de 11% em todo o país, um aumento de 3,2 pontos percentuais.

Ano passado a BYD anunciou que instalaria uma fábrica na Bahia, na ex-planta da Ford, em Camaçari. A empresa vai produzir automóveis elétricos no local. As obras para ampliar e modernizar a unidade brasileira começarão em fevereiro. O investimento soma R$ 3 bilhões.

A ascensão meteórica da montadora chinesa reflete a liderança mais ampla que as marcas de automóveis chinesas têm no desenvolvimento de veículos elétricos acessíveis e de alta tecnologia que estão rapidamente ganhando aceitação internacional.

Empresas como a Stellantis NV e a VW agora estão recorrendo às montadoras chinesas para dar vida às suas estratégias de veículos elétricos.

A BYD ultrapassou a VW como a marca de automóveis mais vendida na China em uma base trimestral no início do ano passado, mas os dados mais recentes mostram que esse é agora o seu status em uma base anual.

A VW era a marca mais vendida da China desde pelo menos 2008, quando as informações do Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China se tornaram disponíveis.

Entre as outras cinco principais marcas, a Toyota Motor e a Honda Motor viram sua participação no mercado e seus volumes de vendas caírem. A empresa nacional Chongqing Changan Automobile se beneficiou do aumento das vendas, embora sua participação tenha se mantido estável.

As vendas mundiais da BYD ultrapassaram 3 milhões, deixando-a pronta para entrar no top 10 das classificações de vendas globais de automóveis pela primeira vez, de acordo com a GlobalData. Suas vendas somente de veículos elétricos no quarto trimestre foram suficientes para superar a Tesla pela primeira vez como a maior vendedora global.

Veja também

Usina Angra 1 obtém licença para operar por mais 20 anos
ENERGIA NUCLEAR

Usina Angra 1 obtém licença para operar por mais 20 anos

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour
CARNES DO MERCOSUL

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

Newsletter