Logo Folha de Pernambuco

Negócios

Cade aprova compra de 15% da Anglo American Brasil pela Vale

Anglo American continuará a controlar, gerenciar e operar Minas-Rio, incluindo qualquer futura expansão

A Vale ficará com 15% do complexo de produção de minério de ferro Minas-RioA Vale ficará com 15% do complexo de produção de minério de ferro Minas-Rio - Foto: Vale/Divulgação

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica ( Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição pela Vale de 15% do capital da Anglo American Minério de Ferro Brasil.

O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira. Pelo acordo, a Vale ficará com 15% do complexo de produção de minério de ferro Minas-Rio. Em troca, a empresa pagará US$ 157,5 milhões e vai transferir a Mina de Serra da Serpentina para o Minas-Rio.

A Anglo American continuará a controlar, gerenciar e operar Minas-Rio, incluindo qualquer futura expansão.

"Em contrapartida à transação primária, a Vale aportará ao capital da Anglo American Brasil um conjunto de imóveis e outros ativos (inclusive direitos minerários, planos, resultados de sondagens e outros ativos correlatos) que compõem o Projeto Serra da Serpentina, um projeto ainda greenfield (não operacional) na região do município de Conceição do Mato Dentro (MG)", escreveram os técnicos do Cade.

Ano passado, o sistema Minas-Rio atingiu a produção recorde de 24,2 milhões de toneladas, alta de 12% ante 2022, informou a Anglo. Para 2024, a meta é produzir entre 23 milhões e 25 milhões de toneladas.

Uma expansão da capacidade para 31 milhões de toneladas por ano já está garantida no plano de investimentos da Anglo, de R$ 12 bilhões até 2028.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter