Caixa afasta mais dois executivos ligados a Pedro Guimarães
Vice-presidentes da Rede de Varejo e de Logística e Operações foram indicados pelo ex-presidente, que deixou o banco após denúncias de assédio sexual
O Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal afastou nesta segunda-feira mais dois executivos do banco, Camila de Freitas Aichinger, vice-presidente da Rede de Varejo e Antonio Carlos Ferreira de Sousa, vice-presidente de Logística e Operações.
Eles haviam sido indicados por Pedro Guimarães, que deixou a presidência da Caixa no fim de junho, após denúncias de assédio sexual e moral. A nova gestão do banco, sob o comando de Daniella Marques, também fortaleceu a corregedoria da Caixa.
Guimarães foi substituído por Daniella Marques, que fazia parte da equipe do ministro da Economia Paulo Guedes. Assim que assumiu o cargo, no início deste mês, Marques afastou o vice-presidente de Negócios de Atacado da Caixa Econômica Federal, Celso Leonardo Barbosa, envolvido nas acusações.
Leia também
• Caixa paga a primeira parcela de julho do Auxílio Brasil nesta segunda-feira (18)
• Funcionários da Caixa relatam perda de cargos por retaliação
• Caixa terá espaço dedicado exclusivamente a atender mulheres
Marques prometeu também afastar todos os 26 consultores estratégicos contratados por Guimarães. Uma parte já foi demitida.
Nova vice-presidência
As mudanças aprovadas pelo Conselho nesta segunda-feira envolvem ajustes na reestrutura das vice-presidências: criação da vice-presidência de Gestão Corporativa a partir da fusão das vice-presidências de Estratégia e Pessoas e Logística e Operações e a criação da vice-presidência de Sustentabilidade e Empreendedorismo.
A vice-presidência de Gestão Corporativa será ocupada por Danielle Calazans, que também fazia parte da equipe de Guedes. A de Rede de Varejo por Júlio Cesar Volpp Sierra, funcionário de carreira da Caixa. Ele já ocupou esse cargo entre 2019 e 2020.
“O Conselho de Administração comunica ainda a destituição da Sra. Camila de Freitas Aichinger do cargo de vice-presidente da Rede de Varejo e destituição do Sr. Antonio Carlos Ferreira de Sousa do cargo de vice-presidente de Logística e Operações, que voltam a compor o quadro de empregados Caixa”, informou o banco em comunicado ao mercado.
Corregedoria ligada ao Conselho
Além disso, o Conselho da Caixa aprovou mudanças na Corregedoria da instituição, subordinada anteriormente à presidência. Agora, a Corregedoria passará a responder ao Conselho de Administração. Esta mudança pode reduzir o risco de interferência nas investigações de assédio.
Segundo o comunicado, a mudança na Corregedoria tem por objetivo “reforçar a autonomia e isonomia da atuação da Corregedoria”.
Reportagem publicada pelo GLOBO no domingo, indica que a estrutura da Corregedoria ligada à presidência acabou servindo de mecanismo para proteger Guimarães, segundo relato de testemunhas.