Logo Folha de Pernambuco

Economia

Caixa anuncia a possibilidade em financiar até 100% de imóveis e negociação de parcelas

Cliente poderá reduzir ou pausar a parcela do financiamento, por conta da pandemia

Entrega de conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida em 2015Entrega de conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida em 2015 - Foto: Clauber Cleber Caetano / PR

A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou, nesta segunda-feira (7), a possibilidade de financiar 100% de um imóvel pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). 

A nova possibilidade não exige entrada para a compra da casa própria nesta nova condição. No entanto, o presidente da CEF, Pedro Guimarães, detalhou que a modalidade é exclusiva aos imóveis retomados. "São imóveis retomados e a partir de agora, todos os imóveis retomados serão financiados dessa maneira", afirma Guimarães. De acordo com a CEF, a categoria de imóveis são aqueles financiados na Caixa e retomados por inadimplência.

As taxas para financiamento são atreladas a uma TR + 2,5% + remuneração da poupança. A carência do financiamento é de 6 meses. Inicialmente, serão seis mil imóveis com essa possibilidade para financiamento de até 100%. 


Segundo informa a Caixa, para fazer o financiamento é preciso acessar o site da Caixa e clicar em "faça uma simulação". No fim, o cliente saberá o valor das prestações, prazos entre outras informações. 

Os imóveis serão ofertados no  1º Feirão Digital Caixa da Casa Própria, que acontece de 25 de junho a 4 de julho. Serão ofertados cerca de 180 mil imóveis, além de 6 mil imóveis Caixa, que terão condições especiais, à exemplo do financiamento de até 100%.

Redução no Contrato Habitacional
A Caixa ainda anunciou a viabilidade de pagamento parcial da parcela da casa própria com opções de negociação. 

Para redução de até 25% da prestação, a redução poderá ser de até seis meses. Entre 25% e 74,99%, até três meses. Já para uma redução acima de 75% da prestação, é preciso comprovação da perda de renda e avaliação da Caixa. 

Segundo detalhou o presidente da CEF, durante o restante do financiamento as parcelas serão diluídas. Ou seja, elas não terão de ser pagas de uma só vez. "Isso ajuda a população em um momento importante. Temos toda a base de dados e prazo de até 6 meses", diz o presidente da CEF. 

Além disso, haverá também a possibilidade de pausar o pagamento das parcelas. Mas não são para todos. A pausa é exclusiva aos beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou clientes que estejam recebendo o seguro desemprego. O prazo é limitado a 6 meses. Para fazer a solicitação o interessado pode ligar pelo 0800 104 0104 ou pelo Aplicativo Habitação Caixa. 

Veja também

Newsletter