Logo Folha de Pernambuco

Hidrogênio verde

Câmara aprova lei que cria incentivos fiscais para transição energética com hidrogênio verde

Produção do hidrogênio que terá benefícios poderá ocorrer por meio do etanol, geração eólica, solar e outras fontes

O Programa tem como objetivo criar fontes de recursos para a transição energética com o uso do hidrogênio verdeO Programa tem como objetivo criar fontes de recursos para a transição energética com o uso do hidrogênio verde - Foto: Pixabay

A Câmara aprovou, nesta segunda-feira, a criação do Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, o chamado "Hidrogênio Verde". 

O Programa tem como objetivo criar fontes de recursos para a transição energética com o uso do hidrogênio verde. Desta forma, o Projeto de Lei estabelece regras para a concessão de créditos àqueles que promovam a "descarbonização".

Combustível produzido a partir da eletrólise da água provocada por energia renovável, essa tecnologia é considerada uma das fontes energéticas do futuro.

O projeto estabelece que os valores de créditos anuais sejam definidos pelo poder Executivo e previstos no Projeto de Lei de Orçamentária Anual (PLOA). A produção do hidrogênio que terá benefícios poderá ocorrer por meio do etanol, geração eólica, solar e outras fontes consideradas renováveis. A matéria segue agora para o Senado.

Regras para crédito fiscal
O texto estabelece que entre os anos de 2028 e 2032 o governo concederá créditos fiscais, de maneira progressiva, a empresas que produzam ou comercializem hidrogênio de baixa emissão de carbono e seus derivados produzidos no território nacional.

A concessão do crédito fiscal será feita com base em um processo concorrencial a ser definido em regulamento.

Veja também

Newsletter