Logo Folha de Pernambuco

entregadores de aplicativo

Câmara pode votar projeto que dá direitos a entregadores de aplicativo durante a pandemia

Contratação de seguro, vale alimentação e auxílio financeiro por afastamento em razão da Covid-19 são algumas das obrigações que poderão ser impostas às empresas

Entregador segue trabalhando durante a pandemiaEntregador segue trabalhando durante a pandemia - Foto: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

A Câmara dos Deputados pode votar nesta quinta-feira (18) uma proposta que estabelece alguns direitos aos entregadores de aplicativo durante a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19. O projeto foi apresentado em abril do ano passado, ainda no começo da pandemia. Caso aprovado na Câmara, o projeto ainda precisa passar pelo Senado.
 

A proposta diz, por exemplo, que as empresas de aplicativo devem contratar um seguro contra acidentes. Em caso de afastamento por suspeita de contaminação pelo coronavírus, devem prestar assistência financeira igual à média dos três últimos rendimentos mensais do entregador.

Segundo o projeto, as empresas também devem fornecer ao entregador produtos como máscaras e álcool em gel, além de alimentação ou vale alimentação. Outro ponto é a obrigatoriedade de a empresa que contrata o serviço de entrega permitir que o entregador possa usar o banheiro do estabelecimento e tenha acesso a água potável.

O relatório a ser votado foi escrito pelo deputado Fábio Trad (PSD-MS), reunindo pontos de vários projetos apresentados em 2020. O principal deles, de autoria de um grupo de deputados do PSOL e do PT, como Ivan Valente (PSOL-SP), é de abril do ano passado.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter