Logo Folha de Pernambuco

Contas Públicas

Câmara vai atualizar estudo sobre a dívida pública brasileira

Centro de Estudos Estratégicos também vai avaliar, em 2021, a atenção primária à saúde, o pós-pandemia e a transformação digital da educação

Cedes definiu quatro estudos no plano de trabalho para 2021Cedes definiu quatro estudos no plano de trabalho para 2021 - Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) vai realizar um diagnóstico a respeito da evolução do endividamento público brasileiro nos últimos 25 anos. Na próxima terça-feira (18), o grupo de estudos sobre a dívida pública vai definir o plano de trabalho para o desenvolvimento da pesquisa.

O estudo será relatado pelos deputados Félix Mendonça Júnior (PDT-BA),  Denis Bezerra (PSB-CE) e Paula Belmonte (Cidadania-DF), e pretende atualizar os dados apresentados por estudo semelhante realizado pelo Cedes em 2005, com relatoria do ex-deputado Félix Mendonça.

A pesquisa vai abordar o histórico do endividamento público no Brasil; fatores condicionantes do endividamento público brasileiro e sua evolução; política fiscal e o endividamento; gestão da política monetária e seus impactos no endividamento; alternativas teóricas disponíveis para a gestão da dívida pública e; possíveis aperfeiçoamentos institucionais e proposições legislativas.

A reunião virtual está marcada para as 10 horas. Foram convidados os consultores legislativos João Ricardo Santos Torres da Motta, Luiz Humberto Cavalcante Veiga, Cesar Costa Alves de Mattos e Antonio Carlos Costa D'Ávila Carvalho Junior.

Cedes
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado à prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar o país. O colegiado é composto por 23 parlamentares e conta com apoio da Consultoria Legislativa da Câmara.

Como resultado do trabalho, são produzidos e publicados estudos que muitas vezes dão origem a leis.  As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente ou podem ser adquiridas na Livraria da Câmara.

Para 2021, o plano de trabalho inclui, além da atualização do trabalho sobre a dívida pública brasileira, estudos sobre a atenção primária à saúde; sobre a retomada da economia, trabalho e renda no pós-pandemia; e sobre a transformação digital na educação e docência no Brasil.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter