Logo Folha de Pernambuco

IMUNIZAÇÃO OBRIGATÓRIA

Campanha em Pernambuco para vacinação de rebanho contra febre aftosa termina nesta terça (30)

Além de adquirir o imunizante e vacinar os animais, produtores rurais precisam fazer a declaração em um dos escritórios da Adagro ou no site adagro.pe.gov.br até o dia 15 de maio 

Doença, transmitida por vírus, é altamente contagiosa e afeta principalmente os bovinos e bubalinosDoença, transmitida por vírus, é altamente contagiosa e afeta principalmente os bovinos e bubalinos - Foto: Divulgação/Adagro

Os produtores rurais de Pernambuco têm até amanhã (30) para vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa, que é obrigatória. O produtor que não imunizar seu rebanho ficará impedido de transitar com os animais, participar de eventos agropecuários e pagar multa. Além de adquirir o imunizante e vacinar os animais, é preciso fazer a declaração em um dos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) ou no site adagro.pe.gov.br até o dia 15 de maio. 

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), Cícero Moraes, informa que a campanha deste ano, que tem como tema “Em Pernambuco a Febre Aftosa Não Tem Vez”, foi antecipada de maio para abril, com autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). "Temos um objetivo maior para Pernambuco, que é o de mudar, após avaliação do MAPA, o status atual para Estado Livre de Aftosa Sem Vacinação", destacou.

Moraes acrescenta que o resultado positivo vai conferir ganhos econômicos para a agropecuária pernambucana, que estará apta a expandir seus mercados. "Essa é uma bandeira conjunta dos produtores, do Governo Raquel Lyra, e de todos os segmentos ligados à agropecuária", salientou o secretário, reforçando o comprometimento das equipes da Adagro para atingir a vacinação de 2,4 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos.

Para garantir a quantidade suficiente de doses para a campanha de vacinação, a Adagro realizou uma articulação com os estabelecimentos agropecuários registrados na agência para que não falte vacina aos produtores. “Nossa prioridade é que cada pecuarista, cada produtor rural vá até as revendas, compre e vacine o seu gado até dia amanhã, pois não haverá prorrogação do prazo”, ressaltou Fernando Miranda, diretor de defesa e inspeção animal da Adagro e coordenador do Programa Estadual de Vigilância da Febre Aftosa.

Já a diretora presidente da Adagro, Raquel Miranda, lembra que, para o sucesso da campanha, é imprescindível que os produtores vacinem seus animais em todas as regiões do Estado, o que levará Pernambuco a atingir a meta de vacinação mínima acima de 90%, visando a certificação de Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

O produtor que perder o prazo até amanhã para vacinar e o do dia 15 de maio para fazer a declaração está sujeito a penalidades, como multas por cabeça de gado não vacinada e por propriedade, além de sanções como impedimento de movimentar os animais, participação em eventos agropecuários e acesso a incentivos estaduais voltados ao segmento agropecuário.

As vacinas adquiridas nas revendas autorizadas devem ser mantidas a temperaturas entre 2°C e 8°C (e transportadas para os sítios ou fazendas dentro de caixas térmicas com gelo). Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na “tábua” do pescoço de cada animal. É recomendado priorizar as horas mais frescas do dia para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

A febra aftosa, doença transmitida por vírus, é altamente contagiosa e afeta principalmente os bovinos e bubalinos. O animal apresenta febre alta, perda de peso, dificuldade para pastar e queda na produção de leite. Além de comprometer a saúde do animal, a doença provoca prejuízos econômicos, pois o local onde é detectada deve ser interditado, proibindo o trânsito de animais e de pessoas, além da venda de animais, carne, leite e derivados.

 

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter