Campos Neto é convidado e vai participar de churrasco de Lula com ministros
Presidente fará jantar na Granja do Torto
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, vai participar do jantar oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Granja do Torto nesta quinta-feira. Ele foi convidado para a confraternização, um churrasco, que deve reunir também ministros do governo, e confirmou presença.
A presença de Campos Neto no churrasco de fim de ano do governo marca uma virada na relação entre o presidente do BC e Lula.
Leia também
• Lula defende ato no dia 8 e mantém aproximação com Nunes Marques
• Lula cobra de ministros melhor divulgação das iniciativas
• Lula destaca "fotografia histórica" da reforma tributária
O chefe do BC foi chamado diversas vezes por Lula de “esse cidadão” e “esse rapaz” em críticas à taxa de juros, que começou a cair em meados do ano. Em agosto, Lula chegou a dizer que não sabe a quem Campos Neto "está servindo" e acrescentou que o titular do BC "não entende" de Brasil e nem "de povo".
A relação foi melhorando junto com a queda nos juros. Em setembro, mediado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Campos Neto e Lula se reuniram.
Um outro fator que tem ajudado na relação é o trabalho que o BC tem feito na organização do G20, presidido pelo Brasil — o Banco Central tem liderado grupos como inserção financeira.