Confraternização

Campos Neto é convidado e vai participar de churrasco de Lula com ministros

Presidente fará jantar na Granja do Torto

Roberto Campos Neto, presidente do Banco CentralRoberto Campos Neto, presidente do Banco Central - Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, vai participar do jantar oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Granja do Torto nesta quinta-feira. Ele foi convidado para a confraternização, um churrasco, que deve reunir também ministros do governo, e confirmou presença.

A presença de Campos Neto no churrasco de fim de ano do governo marca uma virada na relação entre o presidente do BC e Lula.

O chefe do BC foi chamado diversas vezes por Lula de “esse cidadão” e “esse rapaz” em críticas à taxa de juros, que começou a cair em meados do ano. Em agosto, Lula chegou a dizer que não sabe a quem Campos Neto "está servindo" e acrescentou que o titular do BC "não entende" de Brasil e nem "de povo".

A relação foi melhorando junto com a queda nos juros. Em setembro, mediado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Campos Neto e Lula se reuniram.

Um outro fator que tem ajudado na relação é o trabalho que o BC tem feito na organização do G20, presidido pelo Brasil — o Banco Central tem liderado grupos como inserção financeira.

Veja também

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed

Newsletter