INFLAÇÃO

Campos Neto: "Não se consegue estabilidade social com inflação descontrolada"

Presidente do BC diz que a autarquia está buscando "suavizar" o ciclo de aperto monetário e os efeitos na economia. Caso contrário, os juros estariam em 26,5%, segundo estimativa.

Campos Neto: "Não se consegue estabilidade social com inflação descontrolada"Campos Neto: "Não se consegue estabilidade social com inflação descontrolada" - Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a defender a atuação da autarquia no combate ao aumento de preços com o aperto monetário. Segundo ele, o nível de inflação no Brasil “precisa do trabalho que está sendo feito”, isto é, com a taxa básica de juros em 13,75%.

— Temos coletivamente, no governo, caminhado na direção correta e precisamos persistir no processo de garantir a estabilidade de preços, tão importante para os mais pobres. Não se consegue estabilidade social, com inflação descontrolada — afirma.

Na estimativa do Banco Central, o alcance da meta de inflação de 3,25%, para este ano, poderia ser atingido em menor prazo com uma taxa de juros de 26,5%. Mas, segundo Campos Neto, o BC não subiu os juros a essa taxa porque está buscando “suavizar” o ciclo de aperto monetário e os efeitos na economia.

— O Banco Central sempre suaviza os ciclos, o máximo possível, então a nossa tarefa é trazer a inflação para a meta com mínimo de custo possível para a sociedade. O crédito segue desacelerando de forma organizada — diz.

Crédito direcionado
No Senado, Campos Neto também diz que o “alto volume” de crédito subsidiado no Brasil tem efeitos negativos ao reduzir a eficiência da Selic e seria um dos motivos para mantê-la em patamar elevado. Ele não faz citação direta a nenhum banco público, mas é reconhecida a referência ao BNDES, que na nova gestão vem indicando mais força nos subsídios, em nome de aumentar o investimento em pequenas e médias empresas.

— Na parte da política monetária, temos um volume de crédito direcionado muito grande, é como se o Banco Central pisasse no freio e esse freio tivesse menos potência. Temos 42% do crédito na economia que é direcionado, que não está sobre o impacto direto da Selic. A média do mundo emergente é de 6%. Isso faz com que o trabalho fique mais difícil — alega.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter