Sanções

Canadá anuncia sanções contra executivos russos e emite títulos para apoiar Ucrânia

Sanções visam à gigante de petróleo e gás, Lukoil, e a funcionários do alto escalão da Gazprom

CanadáCanadá - Foto: Divulgação

O Canadá anunciou nesta sexta-feira (28) novas sanções contra 35 pessoas e seis empresas do setor de energia russo, bem como uma emissão de títulos para apoiar a Ucrânia.

As sanções visam à gigante de petróleo e gás ,Lukoil, e a funcionários do alto escalão da Gazprom e de suas subsidiárias, bem como aos ministros de Energia e Indústria da Rússia, ao vice-primeiro-ministro, Alexander Novak, e ao ex-premier Viktor Zubkov.

O ex-jogador da Liga Nacional de Hóquei Alexander Frolov e o mestre do xadrez Anton Demchenko também estão na lista, que inclui agora mais de 1.400 pessoas e entidades acusadas de cumplicidade na invasão russa à Ucrânia.

O dinheiro arrecadado com a emissão dos títulos, de cinco anos, tem como objetivo ajudar Kiev a pagar as pensões e "manter as luzes acesas", informou o premier canadense, Justin Trudeau, em entrevista coletiva. "Os títulos soberanos ucranianos são uma forma de os canadenses contribuírem diretamente para a luta contra a Rússia, a fim de apoiar o povo e o governo ucranianos."

Os funcionários não disseram quanto Ottawa espera arrecadar com a emissão dos títulos, aberta a compradores estrangeiros. Os recursos serão canalizados por uma conta do Fundo Monetário Internacional (FMI) criada em abril para subsídios e empréstimos à Ucrânia.

O Congresso Canadense Ucraniano (UCC, sigla em inglês), grupo comunitário que representa a diáspora, elogiou a medida do governo Trudeau de oferecer "um investimento inovador em um futuro pacífico, democrático e justo, não apenas para a Ucrânia, mas para toda a Europa".

A diáspora ucraniana soma mais de 1,36 milhão de pessoas no Canadá, o que a torna uma das maiores do mundo, segundo o censo de 2016.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter