AGRICULTURA

Consumo de carne de frango e ovos permanece seguro, diz ministro da Agricultura

"Não é preciso ter nenhum receio de continuar consumindo carne de frango, ovos", segundo o ministro

Carlos FávaroCarlos Fávaro - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o consumo de produtos avícolas permanece seguro após a detecção de foco da doença Newcastle (DNC) em aviário comercial no Rio Grande do Sul.

"Tivemos a confirmação ontem (quarta, 17) de caso de Newcastle, mas foram tomadas todas providências de isolamento É importante tranquilizarmos a população que a Newcastle não é uma zoonose transmissível", disse Fávaro a jornalistas nesta quinta-feira, 18, antes da reunião do gabinete itinerante do ministério em Porto Alegre (RS).

"Não é preciso ter nenhum receio de continuar consumindo carne de frango, ovos", acrescentou.

De acordo com o ministro, não há notícia de novos focos no entorno do aviário onde foi detectado a Newcastle. "Não há mortandade de animais no entorno do aviário e nenhum sintoma de que isso se propagou", disse Fávaro, mencionando o sistema tripartite de defesa sanitária do País.

"Com total transparência, agilidade e integração, daremos todas respostas e ações para coordenar os trabalhos e voltar a normalidade", observou.

A doença de Newcastle é uma doença viral que afeta aves domésticas e silvestres e causa sinais respiratórios seguidos por manifestações nervosas.

O Ministério da Agricultura confirmou na quarta-feira a detecção do foco de DNC em um estabelecimento industrial em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul.

Em nota, o ministério informou que o diagnóstico foi feito pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como laboratório de referência internacional para o diagnóstico da DNC.

Segundo o Ministério, o estabelecimento avícola foi "imediatamente interditado" e as aves serão eliminadas. Os últimos casos no País haviam sido registrados em 2006 em aves de subsistência em Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
 

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter