Logo Folha de Pernambuco

incidente

Carro autônomo da Tesla se choca contra jatinho após ser 'chamado' por seu proprietário

Após colisão, veículo seguiu seu trajeto normalmente

Incidente foi registrado por câmeras de segurança Incidente foi registrado por câmeras de segurança  - Foto: Reprodução

Um carro autônomo da Tesla se chocou contra um jatinho particular após ser ‘chamado’ pelo seu proprietário. Mesmo com a batida na aeronave (um Cirrus Vision, avaliado em US$ 2 milhões), o automóvel, um “Model Y”, continuou seu percurso normalmente, deixando o aeródromo, localizado em Spokane, Washington, em direção à localização do proprietário.

Na batida, o avião chega a girar cerca 90°, uma vez que o Tesla continua em movimento antes de conseguir se desvencilhar após o choque. Em seguida, três pessoas, que não foram identificadas, aparecem nas imagens, antes do término do vídeo. Não houve feridos no incidente.

Segundo o “Daily Mail”, o carro estava no que a Tesla chama de modo “Smart Summon”, no qual os proprietários podem manipular o trajeto de seus carros à distância, para fora de uma vaga de estacionamento, por exemplo, por meio de um smartphone.

De acordo com a empresa, “aqueles que usam o Smart Summon devem permanecer responsáveis pelo carro e monitorá-lo e seus arredores em todos os momentos”.

Esta não é a primeira vez que modelos autônomos da Tesla se envolvem em algum acidente. Em fevereiro, um “Model 3”, que estava no modo “Full Self-Driving" (direção totalmente autônoma) foi visto colidindo com um poste de barreira de ciclovia durante testes.

No registro, a versão mais recente do software de direção autônoma da Tesla, FSD Beta versão 10.10, pode ser vista desviando o Model 3 em direção ao poste que separa a ciclovia da estrada. Neste modo de direção, mesmo que o motorista pise no freio ou tente virar o volante para fugir do obstáculo, o sistema FSD, alimentado por Inteligênica Artifical (IA), atinge o poste de amarração.

Em outros registros, o Model 3 parece ultrapassar um sinal vermelho, tenta descer uma ferrovia e depois uma pista de bonde por conta de falhas no software. Os vídeos fizeram com que a Tesla fosse forçada a fazer um recall de quase 54.000 carros e SUVs este mês, por conta dos problemas no software de direção autônoma.

Veja também

Jeff Bezos, fundador da Amazon, desmente rumores sobre casamento
TECNOLOGIA

Jeff Bezos, fundador da Amazon, desmente rumores sobre casamento

Desvalorização do real causa saída 'em massa' de investimentos para os EUA
CÂMBIO

Desvalorização do real causa saída 'em massa' de investimentos para os EUA

Newsletter