Logo Folha de Pernambuco

Capacitação

Celpe e Senai-PE encerram ciclo do projeto Escola de Eletricistas para mulheres

Ao todo, 89 mulheres receberam certificados de eletricistas em quatro municípios pernambucanos

Foto: Divulgação/ Neoenergia

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) finalizou o primeiro ciclo do projeto Escola de Eletricistas para mulheres, iniciado em outubro de 2020 e encerrado em agosto deste ano. Ao todo, 89 pernambucanas receberam seus certificados de eletricistas nos municípios de Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns e Recife. As aulas foram realizadas nas escolas técnicas do Senai Pernambuco.

“A Escola de Eletricistas exclusiva para mulheres começou em outubro de 2020 e a Escola de Eletricista da Celpe e da Neoenergia é uma iniciativa mais antiga, mas a procura das mulheres era muito baixa ou nenhuma. E numa ação de tentar estimular, nós abrimos essas turmas específicas, porque as mulheres precisam aparecer e é uma atividade que pode ser feita tranquilamente pelos dois gêneros. É uma profissão que é majoritariamente composta por homens e a gente entende que tem espaço para os dois gêneros. Hoje, nós temos quase 100 mulheres no quadro de funcionários da Celpe”, explica a gerente de relações institucionais da Celpe, Erica Ferreira.

Com a formação, as mulheres estão aptas a participar dos processos seletivos para atuarem como eletricistas na Celpe ou de qualquer outra distribuidora de energia do Brasil, além de poderem atuar na execução de projetos elétricos residenciais e comerciais.

“Por meio dessa parceria, estamos possibilitando que as mulheres ocupem espaços antes invisíveis para elas. Agora, o Senai está oferecendo mais conhecimento para que elas se desenvolvam na profissão”, comenta a diretora regional do Senai Pernambuco, Camila Barreto.

Ao longo deste primeiro ano de execução, a parceria formou turmas de mulheres nas cidades de Caruaru (24 alunas), Cabo de Santo Agostinho (21 alunas), Garanhuns (22 alunas) e Recife (22 alunas). Além das salas exclusivamente femininas, a Escola de Eletricistas da Celpe também possui turmas mistas, compostas por homens e mulheres.

“Nosso objetivo a partir de agora é que as turmas de eletricistas tenham 50% de homens e 50% de mulheres. A gente deu esse estímulo com a turma especificamente para mulheres, mas o conteúdo e a formação são idênticos. Quando a gente lança um programa como esse, é para mostrar que elas podem”, pontua Erica Ferreira.

As mulheres formadas nas turmas exclusivas cumpriram uma carga horária de 596 horas em disciplinas teóricas e práticas. Além do certificado de Eletricistas de Redes e Distribuição de Energia, elas também são certificadas em trabalho em altura, direção defensiva e condução de veículos 4x4. Aquelas que pretendem seguir na profissão também foram contempladas com bolsas de estudos integrais para o curso técnico em Eletrotécnica oferecido pelo Senai-PE. 

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter