Logo Folha de Pernambuco

Banco Central

Cenário externo continua demandando cautela, diante de incerteza sobre o Fed, avalia Banco Central

Fed diminuiu a taxa básica de juros americana em 0,5 ponto porcentual, o primeiro corte em quatro anos

Banco Central (BC)Banco Central (BC) - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central avalia que o cenário externo continua desafiador e demandando cautela de países emergentes, diante das incertezas sobre o ritmo de desaceleração e desinflação dos Estados Unidos - e, consequentemente, sobre a postura que será adotada pelo Federal Reserve (Fed), o banco central do país.

"Os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho", diz o comunicado divulgado nesta quarta-feira, 18, pelo Copom.

"O comitê avalia que o cenário externo, também marcado por menor sincronia nos ciclos de política monetária entre os países, segue exigindo cautela por parte de países emergentes."

Horas atrás, o Fed diminuiu a taxa básica de juros americana em 0,5 ponto porcentual, o primeiro corte em quatro anos.

Mas o presidente da instituição, Jerome Powell, usou a tradicional entrevista coletiva pós-decisão para conter a empolgação dos mercados e avisar que a baixa de hoje não deve ser interpretada como o ritmo que o afrouxamento monetário no país terá daqui em diante.

Nas últimas declarações públicas, os membros do Copom têm repetido que não há relação mecânica entre a política monetária americana e a brasileira.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter