BRASIL

Censo: qual o nome mais registrado no Brasil? É possível consultar no IBGE; saiba como

De "Maria" a "Mavie", há registros de mais de 130 mil nomes diferentes

Morte de bebê de 11 meses de Covid-19 foi registrada no boletim da SES-PEMorte de bebê de 11 meses de Covid-19 foi registrada no boletim da SES-PE - Foto: Unsplash

Os primeiros dados do Censo 2022 serão divulgados nesta quarta-feira (28), após dois anos de atraso por conta da pandemia de Covid-19, que dificultou a coleta de dados nas residências. Agora, uma nova “radiografia” do Brasil foi feita, revelando uma série de dados sobre a nação com a sétima maior população do mundo: mais de 216 milhões de habitantes.

O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístitca (IBGE) permite uma série de consultas sobre dados dos nomes mais comuns no Brasil. A página permite pesquisar qualquer nome e ver a quantidade de registros que foram feitos com ele até a década de 1930 e, em seguida, dividido a cada dez anos — até 2010. Há também uma ferramenta de divisão por estados. Os dados podem ser consultados aqui.

Segundo o último censo realizado no país, em 2010, há registros de mais de 130 mil nomes diferentes. “Maria”, com 11.734.129 batismos, é o nome mais comum no Brasil. “José” vem logo em seguida, com 5.754.529 registros. “Ana” tem 3.089.858 e fecha o pódio.

Há uma série de curiosidades na lista, como, com ambos no “top-20”, os nomes “Luiz” e “Luis” sendo dados a mais de dois milhões de pessoas. A ferramenta de busca de nomes do IBGE, porém, só mostra o número de registros caso haja mais de 20 pessoas com o nome. Com isso, a quantidade de pessoas com nomes como “Mavie” (filha de Neymar com Bruna Biancardi) não pode ser consultado.
 

Outro nome que chamou a atenção recentemente foi o do filho do cantor Seu Jorge com a terapeuta holística Karina Barbieri: Samba. Já a cantora Simone Mendes tinha o desejo de batizar a filha como Zara. Mas o marido dela, o empresário Kaká Diniz, não gostava do nome e preferia Maya. A solução foi encontrada no meio do caminho entre os dois termos. "Kaká queria um nome, eu queria outro... O nome, no fim, é uma mistura", explica a artista. Assim, portanto, surgiu Zaya (Maya + Zara), filha de ambos, hoje com 2 anos.

Nome do caçula do modelo Paulo Zulu, Kiron remete à figura mitológica do Quíron, um centauro considerado superior pelo próprio pai, Cronos, deus do tempo. A criança — fruto do relacionamento com a também modelo Elaine Quisinski — tem 1 ano de idade. Para Samba, Zara e Kiron, não há informações no site do IBGE.

Já "Lua", nome da filha de dos ex-BBBs Viih Tube e Eliezer, tem 2.542 registros, mais do que os 222 "Uri", nome do filho do casal de atores Letícia Colin e Michel Melamed (que é judeu) e que faz referência a um nome bíblico. Para o nome Ilha, filha de Maurício Mattar com Shay Dufau, há apenas 124 registros. Ayra, nome escolhido por Malvino Salvador e Kyra Gracie para a filha, tem 695.

No ano passado, segundo o Portal da Transparência de Registro Civil, “Miguel” foi o nome mais registrado no país: 26.941. “Gael” vem em seguida, com 25.252 registros, seguido por “Arthur”, com 23.816.

Entre as mulheres, “Maria Alice”, com 24.477 registros, superou “Helena”, que teve 22.606 e que liderava o ranking anual desde 2017 — o aumento acentuado seria resultado da influência da escolha do nome para uma das filhas de Virgína Fonseca e Zé Felipe. “Alice” ficou em terceiro, com 20.738 registros.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter