Logo Folha de Pernambuco

Indústria naval

CEO do grupo Fincantieri visita Porto de Suape com boa expectativa para a indústria naval no Brasil

Uma das seis maiores estatais da Itália, sendo responsável por 3% do PIB do país, possui o Estaleiro Vard Promar em Suape

CEO do grupo Fincantieri visita Porto de Suape CEO do grupo Fincantieri visita Porto de Suape  - Foto: Divulgação

O CEO e diretor-geral do grupo Fincantieri, Pierroberto Folgiero, e o CEO do VARD Group, Alberto Maestrini, estiveram em Suape, onde se reuniram com representantes do Governo de Pernambuco para discutir o fortalecimento da indústria naval no Brasil. Durante a visita, o empresário foi recebido por Túlio Vilaça, secretário da Casa Civil, e Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico, além do diretor-presidente Marcio Guiot. 

Em Suape, a estatal italiana possui o Estaleito VARD Promar, inaugurado em 2013 e que, nos últimos anos, tem se dedicado a realizar reparos navais em embarcações. O CEO e diretor-geral demonstrou boas perspectivas para a retomada da construção de navios em solo brasileiro. A Fincantieri, responsável por 3% do PIB do país europeu, é uma das maiores empresas de construção naval do mundo, com mais de 7 mil navios construídos.

Objetivo da visita

Pierroberto Folgiero e o staff da Fincantieri vieram ao Brasil para contribuir com a reativação da indústria naval. Em agosto do ano passado, o Governo Federal publicou uma medida provisória criando incentivos para esse setor e o de petróleo e gás, com potencial de gerar R$ 2,4 bilhões para a economia brasileira. Nessa perspectiva, o Estaleiro VARD Promar continua sendo uma das instalações de construção naval mais modernas da América do Sul. 

Tem experiência comprovada na construção de OSVs complexos (embarcações de apoio offshore) e transportadores de gás e, como é uma instalação totalmente integrada, pode realizar todo o processo de construção naval.  

“Estou verdadeiramente impressionado pelo potencial do Estaleiro VARD Promar que a Fincantieri apoiou durante a parte do ciclo decrescente. Hoje, está melhor posicionado para aproveitar o novo ciclo de mercado que temos pela frente, no contexto da política industrial brasileira para construção naval, com foco crescente em reparos e manutenção, reformas e novas construções”, comentou Pierroberto Folgiero.

De acordo com o secretário Túlio Vilaça, “a governadora Raquel Lyra articula a reativação da indústria naval em Pernambuco e não vai medir esforços para que nossos estaleiros retomem a produção nesse novo momento da economia do Brasil.”

 

 

Veja também

Espanha multa cinco companhias aéreas de baixo custo por práticas abusivas
AVIAÇÃO

Espanha multa cinco companhias aéreas de baixo custo por práticas abusivas

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
IMPOSTO DE RENDA

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Newsletter