Charles se torna rei aos 73 anos, mas vai esperar mais dois anos para aparecer nas notas de libra
Novas cédulas com a imagem do monarca só entrarão em circulação em meados de 2024
Com a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, Charles assumiu a coroa britânica aos 73 anos de idade. No entanto, a imagem do monarca só será vista nas notas de libra em meados de 2024, quando as novas cédulas entrarem em circulação, informou o Banco de Inglaterra. Em seu comunicado, o BC inglês informou que o retrato do rei a ser estampado nas notas deverá ser revelado até o fim deste ano.
A efígie de Charles III, que completa 74 anos em 14 de novembro, aparecerá em quatro notas - as de 5, 10, 20 e 50 libras - e não haverá outras alterações além de substituir a imagem da rainha Elizabeth II, de acordo com o comunicado do banco.
A imagem de Elizabeth II não desaparecerá da moeda da noite para o dia. De acordo com a orientação da família real, para “minimizar o impacto ambiental e financeiro da mudança de monarca”, as notas com a efígie da rainha serão removidas de circulação apenas se ficarem “desgastadas ou danificadas”, acrescentou o banco.
Novas cédulas com a imagem de Charles serão feitas para “substituir as notas bancárias usadas e atender a qualquer aumento geral na demanda”, diz o comunicado da autoridade monetária.
Uma transição semelhante ocorrerá com as moedas que trazem o rosto de Elizabeth II. De acordo com a Royal Mint, a Casa da Moeda Real, o processo de produção e colocação em circulação das moedas com o retrato de Charles III irá demorar pelo menos vários meses. e mais: a transição para as novas moedas será gradual.
Leia também
• Com a morte da rainha Elizabeth II, qual será a fortuna do rei Charles III? Veja a lista de bens
• Biden falou com Charles III e pediu que mantenham uma 'relação próxima'
• Charles III diante do desafio de seduzir os jovens britânicos
Moedas com a efígie de Elizabeth II permanecerão em circulação mesmo quando as moedas com o retrato do novo monarca forem introduzidas no mercado. São quase 30 bilhões de moedas com o rosto de Elizabeth, que, assim como as cédulas, só serão substituídas quando forem danificadas ou para atender a uma demanda por mais moedas, de acordo com um comunicado da Casa da Moeda Real.
- Isso significa que as moedas do rei Charles III e da rainha Elizabeth II vão circular no Reino Unido por muitos anos - disse Anne Jessopp, CEO da Royal Mint.
Embora os detalhes não tenham sido divulgados sobre a imagem de Charles que aparecerá nas cédulas e moedas, ela deve ser aprovada pelo Conselho Privado, um grupo de conselheiros de alto nível do monarca.
Nas cédulas que apresentam a imagem de Elizabeth II, a rainha está voltada para a direita. Desde o reinado de Charles II, no século XVII, os monarcas escolhiam a direção oposta de seus antecessores, com exceção de Eduardo VIII. A Casa da Moeda Real não confirmou para que lado Charles estará votado.
A morte de Elizabeth levantou questões sobre o uso de sua imagem não apenas nas moedas e notas de libra, mas também em itens do dia a dia – como garrafas de ketchup, selos e caixas de correio. Especialistas dizem que substituir sua imagem nesses objetos não representará uma grande despesa em comparação com o custo total da monarquia.