Logo Folha de Pernambuco

ÁSIA

China anuncia crédito para mercado imobiliário e reforma de um milhão de casas

Previsão de aumento na escala de créditos é da ordem de US$ 562 bilhões

PequimPequim - Foto: Noel Celis / AFP

A China anunciou nesta quinta-feira (17) um aumento dos créditos direcionados ao seu atribulado mercado imobiliário até o fim do ano, além de ajuda para reformar um milhão de casas, em suas mais recentes ações para estimular a economia interna.

O ministro da Habitação, Ni Hong, disse em uma coletiva de imprensa que haverá um "aumento na escala de créditos para projetos da lista branca, chegando a 4 trilhões de yuans" (US$ 562 bilhões).

A lista branca é um mecanismo pelo qual os municípios recomendam aos bancos projetos imobiliários que devem ser prioritariamente financiados.

"O mecanismo de financiamento imobiliário urbano deve incluir todos os projetos elegíveis na lista branca", acrescentou Ni.

O setor imobiliário chinês responde por um quarto do produto interno bruto, e teve um crescimento acelerado durante duas décadas.

No entanto, nos últimos anos, sua desaceleração impactou o PIB do país, em um momento em que o governo almeja um crescimento de 5% para 2024.

Ni também anunciou que "um milhão de casas antigas (...) serão reformadas".

"Há muitos riscos à segurança e ambientes habitacionais deficientes em áreas urbanas, e as pessoas estão ansiosas por renovação", explicou o ministro.

Veja também

Lula diz que desempenho da economia "surpreende o mercado": "Bancos elogiaram crescimento"
presidente do brasil

Lula diz que desempenho da economia "surpreende o mercado": "Bancos elogiaram crescimento"

Bancos pedem a Lula e Haddad que governo insista em ajuste
Ajustes fiscal

Bancos pedem a Lula e Haddad que governo insista em ajuste

Newsletter