Logo Folha de Pernambuco
inteligência artificial

China lança cursos de inteligência artificial nas escolas

Indústria da China atraiu a atenção internacional depois que a plataforma DeepSeek lançou uma nova versão de chatbot baseado na IA

DeepSeek impressionou os especialistas da indústria por sua aparente capacidade de competir ou até mesmo superar as capacidades de seus concorrentes ocidentais, como o ChatGPT, com um menor custo de desenvolvimentoDeepSeek impressionou os especialistas da indústria por sua aparente capacidade de competir ou até mesmo superar as capacidades de seus concorrentes ocidentais, como o ChatGPT, com um menor custo de desenvolvimento - Foto: Greg Baker / AFP

Todas as escolas de ensino fundamental e médio de Pequim implementarão cursos sobre inteligência artificial (IA) este ano, informou nesta quarta-feira (12) a agência de notícias oficial Xinhua.

A indústria da IA na China atraiu a atenção internacional neste ano, depois que a plataforma DeepSeek lançou, em janeiro, uma nova versão de seu chatbot baseado na IA, provocando movimentos nos mercados globais.

A DeepSeek impressionou os especialistas da indústria por sua aparente capacidade de competir ou até mesmo superar as capacidades de seus concorrentes ocidentais, como o ChatGPT, com um menor custo de desenvolvimento.

As escolas da capital programarão pelo menos oito horas de aulas sobre a IA por ano letivo, a partir do semestre que começa em setembro, segundo a Xinhua.

As escolas podem organizá-las como cursos independentes ou integrá-las em disciplinas como tecnologia da informação ou ciências.

Pequim também planeja explorar mais oportunidades de colaboração entre universidades e escolas do ensino médio para cultivar talentos em IA, segundo um comunicado da comissão municipal de educação de Pequim.

Isso inclui o desenvolvimento de uma série de "cursos avançados de educação em IA centrados no desenvolvimento inicial de talentos inovadores excepcionais", afirmou.

Veja também

Newsletter