China lança internet mais rápida do mundo; 1,2 terabit por segundo
Parceria entre Huawei, China Mobile, Cernet e universidade chinesa é responsável pelo marco. Rede terá 3 mil quilômetros
A China acaba de atingir um novo marco mundial ao lançar o serviço de internet que promete ser o mais rápido do planeta. A rede atingiu uma taxa de transmissão de 1,2 terabits por segundo. O marco foi alcançado por meio de uma colaboração entre a Huawei e a China Mobile, junto a Universidade Tsinghua e ao provedor de pesquisa Cernet.
Para o feito, foi construída uma rede de 3 mil quilômetros ligando Pequim ao sul do país. Os testes para aferir a velocidade atingida começaram em 31 de julho e foram aprovados desde então, segundo informou a universidade chinesa em comunicado.
A rede “é operada com base em tecnologias-chave de propriedade nacional da China”, segundo a agência oficial de notícias Xinhua, a partir de relatório publicado no site da faculdade.
Leia também
• Tempestade solar pode desligar a internet por meses em 2024, aponta estudo
• Número de pernambucanos que usa internet cresce, mas é abaixo da média nacional
• No Brasil, 85% das crianças têm acesso à internet e mais da metade já tem celular
A Bloomberg News não verificou a autenticidade dessas afirmações. Em fevereiro, a Nokia – rival global da Huawei – anunciou que alcançou 1,2 terabits por segundo no que chamou de “distâncias metropolitanas” de cerca de 118 quilômetros, em uma rede óptica na Europa.