Tecnologia

China lança internet mais rápida do mundo; 1,2 terabit por segundo

Parceria entre Huawei, China Mobile, Cernet e universidade chinesa é responsável pelo marco. Rede terá 3 mil quilômetros

TecnologiaTecnologia - Foto: Freepik

A China acaba de atingir um novo marco mundial ao lançar o serviço de internet que promete ser o mais rápido do planeta. A rede atingiu uma taxa de transmissão de 1,2 terabits por segundo. O marco foi alcançado por meio de uma colaboração entre a Huawei e a China Mobile, junto a Universidade Tsinghua e ao provedor de pesquisa Cernet.

Para o feito, foi construída uma rede de 3 mil quilômetros ligando Pequim ao sul do país. Os testes para aferir a velocidade atingida começaram em 31 de julho e foram aprovados desde então, segundo informou a universidade chinesa em comunicado.

A rede “é operada com base em tecnologias-chave de propriedade nacional da China”, segundo a agência oficial de notícias Xinhua, a partir de relatório publicado no site da faculdade.
 

A Bloomberg News não verificou a autenticidade dessas afirmações. Em fevereiro, a Nokia – rival global da Huawei – anunciou que alcançou 1,2 terabits por segundo no que chamou de “distâncias metropolitanas” de cerca de 118 quilômetros, em uma rede óptica na Europa.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter