Logo Folha de Pernambuco

NOVAS REGRAS

China vai endurecer regulação em grandes áreas da economia

Novas diretrizes serão aplicadas em "áreas-chave" da economia, como saúde, serviços, educação e outros

SEG Plaza, na ChinaSEG Plaza, na China - Foto: STR/AFP

A China vai endurecer, nos próximos anos, as regulações em grandes áreas de sua economia - anunciou o governo nesta quinta-feira (12), após uma reviravolta em vários setores que preocupa os investidores.

Nos últimos meses, as autoridades têm sido particularmente intransigentes com os gigantes digitais.

Vários deles estão na mira do governo por práticas até então toleradas e generalizadas, sobretudo, em matéria de dados pessoais, concorrência e direitos dos usuários.

Desde então, Pequim estendeu sua campanha de "retificação" a outros setores, incluindo os bastante lucrativos cursos privados de apoio na educação, ou de entrega de comida.

Essas medidas aumentam a preocupação das grandes empresas listadas na Bolsa com as consequências desta reorientação em sua receita.

Em um documento divulgado ontem, no qual apresenta suas principais diretrizes até 2025, o Executivo chinês preconiza "o reforço da aplicação da lei em áreas-chave" da economia, como saúde, serviços financeiros, educação e transportes. 

"Aqueles que violarem a lei deverá pagar o preço", diz o documento, que sugere um sistema de "recompensa" para os denunciantes.

Estas diretrizes devem permitir "um desenvolvimento saudável" de novos setores da economia, como os digitais, ou a Inteligência Artificial, com "boas leis e boa governança", afirma o texto.

O endurecimento do marco regulatório na China "está destinado a durar", avalia o analista Ken Cheung, do banco Mizuho.

Com regulações mais rígidas, os investidores estrangeiros terão de "reavaliar" as perspectivas do país asiático, alerta Cheung.

Essas diretrizes já tiveram um impacto nos mercados financeiros chineses nesta quinta-feira. A Bolsa de Valores de Hong Kong teve queda de 0,53%, enquanto a de Xangai encerrou com perda de 0,22%.

Veja também

Newsletter