Chuvas no RS: governo prepara linha de crédito de pelo menos R$ 10 bi para grandes empresas
Financiamento será via BNDES e terá juros mais baixos
O governo federal deve anunciar na próxima semana uma linha de crédito voltada para grandes empresas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O número ainda não está fechado, mas deve superar R$ 10 bilhões, de acordo com integrantes do Ministério da Fazenda.
O objetivo principal do governo é socorrer grandes empresas do setor industrial e do agronegócio, que não haviam sido contempladas nas primeiras medidas de crédito anunciadas pelo governo há 15 dias — voltadas para pequenos negócios. O anúncio deve ser feito pelo ministro do Desenvolvimento e Indústria e vice-presidente Geraldo Alckmin.
Leia também
• Turistas terão que adiar planos de viagem, após enchentes no Rio Grande do Sul
• Rio Grande do Sul: áreas são evacuadas no interior, e Porto Alegre volta a fechar comportas
• Inmet prevê tempo seco para o Rio Grande do Sul em junho
A linha de crédito deverá ser via BNDES, que receberá recursos da União para equalização de taxas e oferecer juros baixos. Mas não haverá garantias do Tesouro. Como há um decreto de calamidade em vigor, esses gastos não contarão para aferição da meta fiscal.
Como o governo já anunciou medidas para pessoas físicas e pequenas empresas, as novidades para grandes companhias é vista como conclusão desta etapa de auxílios.