Citröen Basalt: SUV coupé estreia no Brasil como o mais acessível da categoria

Com quatro versões, o Basalt traz motor Turbo 200 de até 130 cv e tem foco no conforto e performance

SUV Coupé Citröen Basalt - Stellantis/Divulgação

Basalto é uma pedra vulcânica capaz de reter calor utilizada nos spas para proporcionar momentos relaxantes. Além disso, é muito usada pelos arquitetos em construções de mais requinte. Essas propriedades da pedra foram inspiração para o nome da nova aposta da Citröen, o SUV Coupé Basalt.

Isso porque o carro, produzido no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ), promete proporcionar uma experiência confortável ao dirigir, além de estilo com design externo sofisticado e bastante espaço interno.

A convite da marca, o blog FMotors esteve presente no lançamento, que aconteceu na terça-feira (1º), em São Paulo.

Espaçoso, o Basalt tem comprimento de 4.343 mm, largura da carroceria de 1.821 mm e entre eixos de 2.645 mm.Espaçoso, o Basalt tem comprimento de 4.343 mm, largura da carroceria de 1.821 mm e entre eixos de 2.645 mm | Foto: Stellantis/Divulgação
 

O SUV Coupé Basalt chega em quatro versões: Feel, Feel Turbo 200, Shine Turbo 200 e a especial de lançamento First Edition

Sob o capô, duas opções de propulsão:
- o motor 1.0 Firefly da Stellantis associado a um câmbio manual de cinco marchas e possibilita um ótimo consumo de combustível de até 14,6 km/l com gasolina na estrada (ciclo Inmetro/PBEV), possibilitando uma autonomia superior a 680 km com um só tanque;

- e o motor Turbo 200 com potência de até 130 cv e 20,4 kgfm, aliado ao câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução (manual, normal e sport).

As versões topo de linha do Basalt tem motor Turbo 200 com potência de até 130 cv e 20,4 kgfmAs versões topo de linha do Basalt tem motor Turbo 200 com potência de até 130 cv e 20,4 kgfm | Foto: Stellantis/Divulgação

Outro adjetivo atribuído ao Basalt é acessibilidade, já que a marca francesa foi bastante agressiva com os preços para o lançamento no Brasil. Com a versão de entrada a partir de R$ 89.990, a Citröen foca nos consumidores que gostam de um carro com mais estilo, como o coupé, mas que não querem investir um valor mais alto. 

“Este posicionamento extremamente competitivo mostra a importância que a Citroën dá à acessibilidade de seus produtos, democratizando uma mobilidade com estilo e conforto que até então só estava disponível em modelos superiores. Com o Basalt, concluímos com chave de ouro o projeto C-Cubed, uma iniciativa inovadora que permitiu aos nossos clientes ter ao alcance veículos que se sobressaem em diversos aspectos, com a força do desenvolvimento e expertise da Stellantis na região”, afirma Felipe Daemon, vice-presidente da Citroën para a América do Sul.

O Basalt tem a arquitetura da plataforma CMP, que possibilita uma carroceria de aços de elevados graus de resistência.

Consumo
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Basalt faz 11,9km/l com gasolina e 8,3 km/l na cidade, e 13,7 km/l com gasolina e 9,6 km/h com etanol na estrada.

Espaço e conforto
Com comprimento de 4.343 mm, largura da carroceria de 1.821 mm, altura de veículo de 1.585 mm e distância entre eixos de 2.645 mm, o SUV coupé tem amplo espaço interno, incluindo os passageiros do banco traseiro.

O porta-malas é um dos maiores da categoria, com 490 litros (padrão VDA). Ainda é possível ampliar o compartimento rebatendo o assento traseiro.

Design externo

O SUV Coupé Basalt tem design externo marcante. O SUV Coupé Basalt tem design externo marcante | Foto: Stellantis/Divulgação

O design marcante é um dos pontos fortes da Citröen. Na versão Shine do Basalt, o para-choque é proeminente com elementos pintados no tom preto brilhante. Os faróis são em LED com luzes de condução diurna (DRL), além do farol de neblina.

A grade do radiador conta com barras cromadas em preto brilhante. Mais para cima, o icônico Duplo Chevron da marca. 

As barras nas laterais do para-choque dianteiro e na coluna C ganham o chamado Color Touchs. No Basalt Feel, elas são pintadas no tom Andre Red (nome em homenagem a Andre Citroën, criador da marca), enquanto na versão Shine e First Edition elas adotam o tom levemente dourado Terre de Toscane.

As rodas são de 16 polegadas de liga-leve diamantadas em todas as versões.

Nas cores, a Cosmo Blue é o destaque. O tom de azul faz sua estreia na gama Citroën no Brasil e é exclusivo do Basalt.

Complementam o catálogo o vermelho Rouge Ruby, o Prata Artense, o Cinza Grafito, o preto Perla Nera e o Branco Banquise. Na versão Shine, também há a opção de teto bitom na cor Perla Nera.

Já na versão First Edition, o carro vem no tom perolizado Branco Nacré.

Rodas são de 16 polegadas de liga-leve diamantadas.Rodas são de 16 polegadas de liga-leve diamantadas | Foto: Stellantis/Divulgação

Design interno e tecnologia
Além do espaço, com o carro projetado para acomodar confortavelmente cinco pessoas, o SUV Coupé Basalt conta com o conceito de “Tapete Voador”, onde o habitáculo ganha isolamento total ao ambiente exterior. 

O apoio de braço para o condutor vem de série em todas as versões, passando pela oferta dos encostos de cabeça laterais traseiros com abas.

Outro destaque é o painel, que adota uma ampla faixa bicolor no tom Solar Bronze, acompanhado pelas sinuosas saídas de ar-condicionado, que é digital.

Cabine do SUV Coupé Citröen Basalt. Cabine do SUV Coupé Citröen Basalt | Foto: Stellantis/Divulgação

No quesito tecnologia, o veículo vem com o painel digital colorido de sete polegadas, central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com espelhamento Android Auto e Apple Carplay, seis alto-falantes e uma entrada USB na frente e duas na segunda fileira.

Segurança
O carro conta com pacote de segurança com controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, quatro airbags, assistente de frenagem de emergência, câmera e sensor de ré, direção com assistência elétrica progressiva inteligente e controlador de velocidade com limitador integrado.

Customização
Como todo Citroën, o Basalt também dispõe de uma ampla gama de acessórios Mopar. São mais de 30 itens disponíveis, incluindo equipamentos como carregador por indução, iluminação ambiente, pedaleiras esportivas, e muito mais. 

Entre os destaques dos acessórios adicionais, estão o carregador por indução, rebatimento de retrovisor, iluminação dos pedais, bolsa organizadoa de porta-malas e câmera de segurança. 

Basalt tem um dos maiores porta-malas da categoria, com 490 litrosBasalt tem um dos maiores porta-malas da categoria, com 490 litros | Foto: Stellantis/Divulgação

First Edition
O Basalt First Edition, além da cor Branco Nacré Perolizada, única e exclusiva da versão, vem com para-choques dianteiros com apliques cromados, rodas de liga-leve de 16 polegadas escurecidas, pintura bitom com teto Perla Nera, logotipos alusivos à versão nas portas dianteiros e um exclusivo elemento na cor preta unindo as lanternas traseiras.

O interior tem pedaleiras cromadas, tapetes exclusivos, soleiras metalizadas, painel com faixa bitom na cor Gray Smart e teto totalmente escurecido. 

Confira todos os detalhes das quatro versões e valores:

Novo SUV Coupé Citroën Basalt Feel - R$ 89.990
- Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
- Painel digital colorido de 7” customizável
- Airbags laterais dianteiros
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
- Câmera de ré
- Três entradas USB
- Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista e volante com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico

Novo SUV Coupé Citroën Basalt Feel Turbo 200 - R$ 96.990
Todos os itens da versão Feel mais:
- Motor Turbo 200 de até 130 cv
- Câmbio automático CVT com três modos de condução

Novo SUV Coupé Citroën Basalt Shine Turbo 200 - R$ 104.990
Todos os itens da versão Feel Turbo 200 mais:
- Ar-condicionado digital
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga-leve de 16” diamantadas
- Faróis de neblina
- Limitador e controlador de velocidade
- Bancos e volante com revestimento premium
- Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
- Skidplate dianteiro e traseiro
Opcional:
- Pintura bitom com teto Perla Nera

Novo SUV Coupé Citroën Basalt First Edition - R$ 107.390
Todos os itens da versão Shine Turbo 200 mais:
- Logotipos First Edition
- Faixa preta entre as lanternas
- Pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva)
- Rodas de liga-leve de 16” escurecidas
- Soleiras metalizadas
- Pedaleiras exclusivas
- Tapetes exclusivos
- Pintura bitom com teto Perla Nera

Veja também

Três policiais são considerados culpados no caso de espancamento e morte de homem negro nos EUA
JUSTIÇA

Três policiais são considerados culpados no caso de espancamento e morte de homem negro nos EUA

Candidatos de SP moderam ofensas, mas não evitam ataques no debate da TV Globo
ELEIÇÕES SÃO PAULO

Candidatos de SP moderam ofensas, mas não evitam ataques no debate da TV Globo

Newsletter