Concurso Unificado: governo amplia lista de cidades, e provas serão aplicadas em 228 municípios
Localidades no entorno do Distrito Federal são incluídas devido ao elevado número de inscrições. Em todo o país, foram 2,1 milhões de inscritos
O número de municípios onde serão aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi ampliado. Agora, serão 228 cidades contempladas, sendo que o destaque fica por conta da inclusão de oito novas cidades no entorno do Distrito Federal, informou a comissão organizadora da seleção. Serão preenchidas 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.
As novas cidades que passam a fazer parte do rol de aplicação das provas são Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás.
Coordenador de Logística do CNU, Alexandre Retamal explicou que a escolha dos novos polos no entorno do Distrito Federal se deu pelo alto número de inscritos residentes nessas localidades: são 220 mil candidatos inscritos na região, número que lidera o ranking de inscrições.
No total, 2,1 milhões de candidatos se inscreveram para tentar uma vaga no certame. O CNU já é considerado o maior concurso em termos de candidatos inscritos no Brasil, superando marcas anteriores, como as dos concursos do Banco do Brasil realizados em 2021 e em 2022, que registraram 1,6 milhão e 1,5 milhão de inscrições, respectivamente.
A aplicação das provas acontecerá no dia 5 de maio.
Leia também
• CRO-PE lança concurso para matérias jornalísticas sobre odontologia com premiação de até R$ 5 mil
• Concurso Nacional Unificado tem quase 10 mil indígenas inscritos
• Perdeu o Concurso Nacional Unificado? Confira outros com inscrições abertas e o que vem por aí
Orientações do ministério
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo certame, enviou ofícios aos governadores e prefeitos das cidades contempladas, solicitando cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias para a realização das provas.
A ministra Esther Dweck destacou a importância de evitar grandes eventos nas cidades onde as provas serão aplicadas, com o objetivo de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.
– Para assegurar a execução tranquila do concurso, estão sendo estabelecidas parcerias estratégicas com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – afirmou.
Dia da prova
A prova única está marcada para o dia 5 de maio. Com 228 municípios da lista, a aplicação das provas será em aproximadamente 5.150 locais como escolas e prédios públicos. Em todo o país, serão mais de 77 mil salas e 46 candidatos por sala.
Manhã (2h30 de prova)
- Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco.
- Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
Tarde (3h30 de prova)
- Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
- Nível médio: provas objetivas (40 questões).
Cronograma previsto para o Concurso Unificado:
- 5 de maio: aplicação das provas
- 30 de julho: divulgação final dos resultados
- 5 de agosto: início da convocação para posse e cursos de formação