Logo Folha de Pernambuco

Pernambuco

Porto de Suape recebe maior embarcação já atracada no local, com 333,99 metros

Trata-se de um porta-contêiner de bandeira portuguesa

Navio MSC New HavenNavio MSC New Haven - Foto: Divulgação

O Porto de Suape, localizado entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, recebeu a maior embarcação já atracada no local, o navio MSC New Haven.

O navio é um porta-contêiner de bandeira portuguesa, que possui 333,99 metros de comprimento42 metros de largura. A embarcação, que descarregou 391 contêineres em Suape, uma das maiores cargas também já recebidas em Pernambuco. Após a operação, que ocorreu na última sexta-feira (22), o navio seguiu com destino ao Porto de Salvador, na Bahia. 

NavioNavio MSC New Haven. Foto: Divulgação


De acordo com o Porto de Suape, a chegada de embarcações de tal porte só foi possível após a portaria nº 136/19, de dezembro de 2019, que estabeleceu os parâmetros operacionais e requisitos para manobras de navios tipo porta-contêiner. Com isso, o atracadouro pôde receber embarcações com comprimento total de até 336,99 metros, e largura máxima de 48,99 metros. 

Em abril de 2021, a Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) deu aval para que o Porto passasse a receber, também, navios porta-contêineres da classe New Panamax, considerada de maior dimensão disponível na América Latina, que mede 366 metros de comprimento e 52 de largura.

“Suape definitivamente se credencia a ser o hub port (porto concentrador de cargas) para as regiões Norte e Nordeste, além de contribuir sobremaneira com a capacidade logística do país, juntando-se aos portos do Sul/Sudeste como opção logística para as companhias de navegação que operam esses navios”, afirmou o coordenador de operações portuárias do Porto de Suape, Felipe Fonseca.

Veja também

Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
CRIME ORGANIZADO

Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil

Departamento de Justiça dos EUA pode desfazer acordo do Google com a Anthropic
Google e Anthropic

Departamento de Justiça dos EUA pode desfazer acordo do Google com a Anthropic

Newsletter