Com dragagem do canal externo, Suape garante maior competitividade entre portos do Brasil
Aprofundado em 20 metros, o importante atracadouro público brasileiro de carga eleva eficiência portuária do Nordeste
O Porto de Suape completou a dragagem do seu canal externo, que resultou no aprofundamento para 20 metros. Com a ação, o sexto atracadouro público em movimentação do País garante uma maior eficiência operacional entre os portos do Nordeste.
A intervenção foi concluída após quatro meses de serviço com o uso de dragas de última geração.
Inicia-se, agora, nova fase, que consiste no balizamento do canal e homologação da nova profundidade na Marinha do Brasil.
Suape contabilizou em movimentação de carga, só em 2023, 23.982.451 toneladas. Uma vez concluída essa etapa, estimada em três meses, o atracadouro estará apto a receber embarcações de grande porte, a exemplo do petroleiro Suezmax, em sua capacidade máxima.
O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, falou sobre a importância dessas intervenções para ampliar os serviços do Porto.
“De fundamental importância para garantir a infraestrutura e eficiência necessária, a dragagem do canal externo, no curto prazo, vai potencializar a operação dos terminais de granéis líquidos e, consequentemente, da Refinaria Abreu e Lima, que anunciou, recentemente, obras de ampliação com a conclusão do primeiro trem e construção do segundo, o que praticamente dobrará a capacidade de refino, atraindo mais operações para nosso atracadouro”, pontua.
Leia também
• Presença chinesa em Suape amplia relevância regional do porto
• Terminal de GLP em Suape tem previsão de entrar em operação em 2027
• Suape passa a contar com operação de bunker da Dislub
De acordo com o gestor da estatal portuária, a intervenção vai possibilitar incremento de outros tipos de mercadoria, como contêineres, veículos, carga geral, granéis minerais e vegetais.
“Junto com a dragagem do canal interno, que deverá estar pronta até o primeiro trimestre de 2025, o porto reunirá as condições necessárias para que as embarcações possam atracar com a carga máxima também nos berços internos. Isso trará mais competitividade para Suape e benefícios para os operadores de cais público”, ressaltou Guiot.
Antecipação
Iniciada em 1º de dezembro de 2023, a complementação da dragagem do canal externo teve custo de R$ 140 milhões e resultou na remoção de 1.700.000 metros cúbicos de sedimentos, seguindo rigoroso cronograma de atividades licenciadas pelos órgãos intervenientes
"Tudo transcorreu dentro do esperado e a obra foi entregue um mês antes do prazo estipulado. Estamos felizes por ter concluída essa tão esperada obra para o nosso complexo e toda região de influência”, enfatizou a titular da Diretoria de Infraestrutura de Suape, Renata Loyo.