SUAPE

Com dragagem do canal externo, Suape garante maior competitividade entre portos do Brasil

Aprofundado em 20 metros, o importante atracadouro público brasileiro de carga eleva eficiência portuária do Nordeste

Com aprofundamento do canal externo, Suape garante maior competitividade entre os portos do PaísCom aprofundamento do canal externo, Suape garante maior competitividade entre os portos do País - Foto: Porto de Suape/Divulgação

O Porto de Suape completou a dragagem do seu canal externo, que resultou no aprofundamento para 20 metros. Com a ação, o sexto atracadouro público em movimentação do País garante uma maior eficiência operacional entre os portos do Nordeste.

A intervenção foi concluída após quatro meses de serviço com o uso de dragas de última geração.

Inicia-se, agora, nova fase, que consiste no balizamento do canal e homologação da nova profundidade na Marinha do Brasil.

Suape contabilizou em movimentação de carga, só em 2023, 23.982.451 toneladas. Uma vez concluída essa etapa, estimada em três meses, o atracadouro estará apto a receber embarcações de grande porte, a exemplo do petroleiro Suezmax, em sua capacidade máxima.

O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, falou sobre a importância dessas intervenções para ampliar os serviços do Porto.

“De fundamental importância para garantir a infraestrutura e eficiência necessária, a dragagem do canal externo, no curto prazo, vai potencializar a operação dos terminais de granéis líquidos e, consequentemente, da Refinaria Abreu e Lima, que anunciou, recentemente, obras de ampliação com a conclusão do primeiro trem e construção do segundo, o que praticamente dobrará a capacidade de refino, atraindo mais operações para nosso atracadouro”, pontua.

De acordo com o gestor da estatal portuária, a intervenção vai possibilitar incremento de outros tipos de mercadoria, como contêineres, veículos, carga geral, granéis minerais e vegetais.

“Junto com a dragagem do canal interno, que deverá estar pronta até o primeiro trimestre de 2025, o porto reunirá as condições necessárias para que as embarcações possam atracar com a carga máxima também nos berços internos. Isso trará mais competitividade para Suape e benefícios para os operadores de cais público”, ressaltou Guiot.

Antecipação
Iniciada em 1º de dezembro de 2023, a complementação da dragagem do canal externo teve custo de R$ 140 milhões e resultou na remoção de 1.700.000 metros cúbicos de sedimentos, seguindo rigoroso cronograma de atividades licenciadas pelos órgãos intervenientes

"Tudo transcorreu dentro do esperado e a obra foi entregue um mês antes do prazo estipulado. Estamos felizes por ter concluída essa tão esperada obra para o nosso complexo e toda região de influência”, enfatizou a titular da Diretoria de Infraestrutura de Suape, Renata Loyo.

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