Logo Folha de Pernambuco

conta de luz

Com energia em alta, empresas contratam estrategistas para reduzir conta de luz em até 30%

No ano, tarifa já subiu mais de 19%. Indústrias e lojas investem em gestão e tecnologia para identificar desperdícios e fontes mais baratas de energia

Energia elétricaEnergia elétrica - Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Com a escalada das tarifas de energia provocada pela maior crise hídrica dos últimos 91 anos, aumenta a busca por gestão do uso de energia por empresas, de bares e lojas a shoppings e indústrias.

Isso está ampliando um mercado novo de serviços para as empresas do setor elétrico além do abastecimento e da venda de equipamentos.

Grandes companhias e start-ups estão criando áreas dedicadas à gestão do consumo de energia para ajudar outras empresas a amenizar o impacto da conta de luz nos custos. Elas tiveram alta de até 40% na demanda este ano.
 

Algumas prometem reduzir contas em até 30% com tecnologia para identificar desperdícios e tarifas mais baratas, como as do mercado livre

O serviço é uma espécie de personal organizer energético, que envolve consultoria, aplicativos e sensores para encontrar formas de elevar a eficiência no uso da eletricidade e baixar a fatura.

As previsões indicam energia em alta até pelo menos 2025. Com maior geração térmica, que é mais cara, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê alta de até 21,04% só em 2022.

Neste ano, a alta já chega a 19,13% na energia elétrica residencial. Conheça as estratégias das consultorias especializadas para, na contramão, baixar o peso da conta de luz no custos das empresas.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter