Logo Folha de Pernambuco

EM 2023

Com freio no PIB, Haddad mantém previsão de crescimento de 3% em 2023

O Produto Interno Bruto cresceu 0,1% ante o segundo trimestre

Ministro da Fazenda, Fernando HaddadMinistro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira que a economia brasileira deve registrar no fim do ano um crescimento de 3%. A fala vem logo após o IBGE divulgar o resultado trimestral do Produto Interno Bruto (PIB).

O valor de todos os bens e serviços produzidos cresceu 0,1% ante o segundo trimestre de 2023. O mercado esperava queda de 0,2%. No terceiro trimestre, enquanto a agropecuária caiu 3,3%, o consumo das famílias cresceu 1,1%, por exemplo.

— Vamos crescer 3% esse ano, atingimos uma taxa de juros muito elevada em julho, e o Banco Central começou a cortar taxa de juros a partir de agosto. Quero crer que com as medidas que estamos tomando no Congresso, incluvise a Reforma Tributária, a primeira feita em regime democrático e a mais ampla da nossa história, o brasileiro pode esperar uma economia cada vez mais forte — declarou, em live com o presidente Lula nesta manhã.

Em novembro, o Ministério da Fazenda havia revisado as projeções de crescimento para o PIB de 2023 e de 2024. Para este ano, o número caiu de 3,2% para 3%. Para 2024, a redução foi de 2,3%, para 2,2%.

Investimentos
Lula e uma comitiva com ministros, incluindo Haddad, participaram da Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 28, nos Emirados Árabes Unidos. No Oriente Médio também houve agenda na Arábia Saudita e no Catar.
 

No momento, a comitiva está em Berlim, na Alemanha. Na segunda-feira, houve almoço de trabalho com o chanceler da maior economia europeia, Olaf Scholz. A Alemanha sinaliza a ampliação de investimentos no Brasil:

— Haverá uma nova rodada de investimentos industriais da Alemanha no Brasil. O Brasil detém um grande parque industrial de empresas alemãs, mas há muitos anos a Alemanha vem perdendo posição para outros países, O que o chanceler deixou claro é que vai voltar uma onda de investimentos no Brasil para gerar empregos, inclusive industriais — disse o ministro Fernando Haddad.

Veja também

Europa está "pronta para reagir" em caso de tensões comerciais com EUA, segundo embaixadora
Tensões comerciais

Europa está "pronta para reagir" em caso de tensões comerciais com EUA, segundo embaixadora

Amazon investe mais US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic
empresas

Amazon investe mais US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic

Newsletter