"Com juros a 13,75%, vamos precisar de um Desenrola por ano", diz Tebet
Ministra disse que "não adianta ter programa eficiente" com juros altos
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que o Brasil “vai precisar se de um Desenrola por ano” caso o patamar de juros continuem elevados.
O programa de renegociação de dívidas do governo federal vai começar a valer na próxima segunda-feira. Nesta fase, estão contempladas inadimplentes com renda de até R$ 20 mil, que vão poder buscar diretamente os bancos para renegociação de débitos, a partir da semana que vem.
— Não adianta termos um programa eficiente com os juros a 13,75% — afirmou a ministra, em São Paulo, durante a última plenária pública do PPA, programa Plano Plurianual que tem recebido sugestões da sociedade civil para serem incorporadas no plano de governo.
Programa para Linha Branca
Tebet disse que vai aguardar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bater o martelo para a criação de um programa de redução de impostos para produtos da linha branca.
— O que nos cabe é a análise técnica Vamos ser chamados e vamos avaliar. Se for uma determinação do presidente, vamos fazer.
Leia também
• Lula minimiza popularidade de Haddad no mercado e volta a criticar presidente do BC por juros altos
• Não adianta formular desconto para eletrodomésticos antes do Desenrola, diz Tebet
• Haddad confirma que discutirá com Lula possibilidade baratear custo de eletrodomésticos
Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula pediu uma “aberturazinha” no Orçamento criar um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos da chamada linha branca, que inclui itens como televisão, geladeira e máquina de lavar roupas.
Tebet disse que aguarda a sinCalização do presidente para começar a fazer os estudos técnicos e encontra espaço no Orçamento.