Logo Folha de Pernambuco

RECIFE

Com músicas e discursos, centrais sindicais fazem ato pelo Dia do Trabalhador no Pina

O mote este ano é "Trabalho, Renda, Direitos e Democracia"

Ato do Dia do Trabalhador de 2023, no PinaAto do Dia do Trabalhador de 2023, no Pina - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Foi sob o eco da ciranda de Lia de Itamaracá que o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, celebrado nesta segunda-feira, 1º de maio, em todo o País, foi lembrado no Recife em ato organizado no Pina, Zona Sul da cidade. Organizado por centrais sindicais, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE), para este ano o ato traz como mote “Trabalho, Renda, Direitos e Democracia” .

“Trabalho porque ainda temos um índice de desemprego grande; renda porque tivemos aumento em 2022, em contrapartida veio a diminuição do trabalho formal; e direitos porque não queremos ter que escolher entre direitos, trabalhistas e sociais, e empregos, como sugeriu o ex-presidente Bolsonaro, além da democracia que engloba tudo isso”, explica o presidente da CUT em Pernambuco, Paulo Rocha.

Já o deputado estadual João Paulo (PT), avalia que a data, este ano, ganha celebração diferente.

“Temos uma perspectiva de melhoria, a própria elevação do salário mínimo é um exemplo. Isso vai gerar mais emprego e desenvolvimento. Ainda vivemos uma realidade difícil para os trabalhadores, diante de todo um processo de precarização do trabalho. Mas voltamos a ter esperança com o Governo Lula e este ato de hoje deve ser permanente, precisamos de mais mobilizações nesse sentido”.

O ato começou às 10h e permanecerá concentrado no Pina, com discursos de representantes das centrais sindicais e de parlamentares presentes, além de apresentações culturais de frevo e outras manifestações.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter