Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Com PIB de 0,1%, Brasil ocupa a 28ª posição em ranking global de crescimento

Levantamento da Austin Rating mostra que Filipinas teve maior expansão no terceiro trimestre

Indústria teve um desempenho positivo no terceiro trimestre, em relação ao imediatamente anteriorIndústria teve um desempenho positivo no terceiro trimestre, em relação ao imediatamente anterior - Foto: Divlgação/CNI

Com o crescimento de do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,1% no terceiro trimestre deste ano, o Brasil ficou em 28º lugar num ranking elaborado pela agência de classificação de risco Austin Rating com desempenho de 54 países.

O país está à frente de economias consideradas desenvolvidas como França, que teve crescimento zero no período, e de Alemanha e Reino Unido, que tiveram retração de 0,1% no PIB no mesmo período. Mas ficou atrás de países do sudeste asiático, como Filipinas, que teve o maior crescimento do ranking, com avanço de 3,3%, Malásia, que ficou em segundo lugar com crescimento de 2,6% e Taiwan, alta de 1,9%.

Entre os latino-americanos, o México superou o Brasil com expansão da economia de 1,1%, ficando na 10ª posição. A economia da Colômbia avançou 0,2% e ficou na 25ª posição no ranking.

Em terceiro lugar, ficou a Nigéria com expansão de 2,3%.

No segundo trimestre, o Brasil havia crescido 0,9% ficando em quinto lugar, o que chamou a atenção. Agora, volta às posições intermediárias do ranking elaborado pela Austin, lugar que historicamente o país vem ocupando.

Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, lembra que, na média geral do trimestre, o crescimento dos 54 países foi de 0,2% no terceiro trimestre. Entre os chamados Brics, grupo de economias emergentes, houve uma retração média de 0,2%. Já entre os países da zona do euro, houve retração de 0,1% no período.

Veja o ranking das dez economias que mais cresceram no segundo trimestre:

Fonte: Austin Rating

Veja também

Newsletter