Logo Folha de Pernambuco

Empresa aérea

Com primeiro lucro em cinco anos, TAP planeja novos voos entre Brasil e Portugal

Companhia planeja aumentar frequência a partir de São Paulo, Salvador, Belém, Brasília e Belo Horizonte

Avião da portuguesa TAPAvião da portuguesa TAP - Foto: Divulgação

Após cinco anos de resultados negativos, a companhia aérea portuguesa TAP planeja novos voos entre Brasil e o país europeu. Atualmente a empresa voa a partir de 11 cidades do país como Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belém.

O total de voos semanais com destino a Lisboa e Porto passou de 37 para 43, somando 80 voos por semana, o que representa 93% do total em relação ao período pré-pandemia.

A empresa vai ampliar a frequência com seis novos voos entre Brasil e Lisboa nos próximos meses. Assim, São Paulo terá 20 voos por semana, dois a mais que o atual. Além disso, vão ganhar mais um trecho semanal as cidades de Salvador (que passa a ter seis voos), Belém (para 4), Brasília (chega 6) e Belo Horizonte (que passa a ser diário). O Rio conta com 10 voos.

Nos planos, estão ainda a abertura de novo voo entre São Paulo e Porto - que passa a ter três trechos. No Rio já são são dois voos por semana.

- Esse aumento de rotas e ótimo pois há demanda suficiente. Esse é o caminho para continuar a aumentar e a investir até como destino final o Porto, além de Lisboa - disse Carlos Antunes, diretor-geral da TAP para América Latina.

O lucro da empresa no ano passado chegou a 65,6 milhões de euros, contra o prejuízo de 1,600 bilhão de euros no ano anterior. O número de passageiros transportados subiu de 136%, de 5,8 milhões para 13,8 milhões nos dois últimos anos. A taxa de ocupação ficou em 80%, similar ao ano de 2019.

Portugal Giro: Cresce número de brasileiros com autorização para trabalhar em Portugal

Em comunicado, Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP, destacou que “durante o quarto trimestre de 2022 a empresa foi capaz de gerar as receitas trimestrais mais elevadas da sua história e uma rentabilidade recorde, apesar dos contínuos desafios operacionais”.

O ano de 2022 foi o primeiro ano da reestruturação da empresa que, que previa lucro apenas em 2025 e envolve ainda a privatização da companhia, que hoje pertence ao governo português. Em 2022, as receitas atingiram 3,485 bilhões de euros, 151% acima do ano anterior.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter