Logo Folha de Pernambuco

Alimentação

Com programa piloto na UFPE e UFRPE, André de Paula lança no Recife RU na Hora do Pescado Artesanal

Somente nessas duas universidades, a estimativa de entrega é de duas toneladas de pescados por semana

Ministro André de Paula lança o RU na Hora do Pescado ArtesanalMinistro André de Paula lança o RU na Hora do Pescado Artesanal - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, lança, nesta terça-feira (5), o programa RU na Hora do Pescado Artesanal, além da campanha Pescador e Pescadora Legal, no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Recife. O objetivo do RU é estimular e expandir o consumo de pescado no Brasil, além de gerar renda para pescadores e pescadoras artesanais. O lançamento teve a presença da Articulação Nacional das Pescadoras

O programa vai começar como um piloto nas universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Somente nessas duas universidades, a estimativa de entrega é de duas toneladas de pescados por semana, oito ao mês, com público potencial de 14 mil estudantes.

Segundo o ministro André de Paula, o início do programa também permitirá a capacitação técnica de profissionais que trabalham na área, o que vai garantir os cuidados de higiene e o certificado dos pescadores. Os detalhes também serão aprofundados em reuniões que ocorrerão ainda esta semana. 
  
“Vamos ver os gargalos para ir resolvendo. Esse programa está sendo tratado em Pernambuco como um programa piloto, mas já repercute no País inteiro. Tanto o reitor Alfredo Gomes, da UFPE, como Marcelo Carneiro Leão, da UFRPE, me deram conta do questionamento que está sendo feito e me convidaram para conversar na próxima reunião do fórum de reitores sobre este programa, porque há uma vontade de adesão muito grande para o País”, declarou André de Paula.

O ministro disse  ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ser considerado como “irmão de Pernambuco”, ao discursar no lançamento do programa piloto. “Essa pessoa especial, que temos orgulho de ver como irmão de Pernambuco, esteve aqui há dez dias para lançar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que faz tanta diferença, que incentiva nossa agricultura familiar e vai incentivar o pescador artesanal. Ações como essa mostram, na prática, a prioridade que vocês representam no Governo do Presidente Lula”, afirmou, em discurso para docentes, pescadores e pescadoras - público que predominou no evento.

A presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Pernambuco, Maria das Águas, 65 anos, comemorou o novo programa: "Ttem uma importância especial porque vai dar mais qualidade ao nosso pescado e dar valor. Vamos ter a quem vender a nossa produção com respeito, pagando um preço justo. Esse projeto veio para impactar a vida da gente"

Maria das Águas, de azul na foto, era uma das pescadoras mais entusiasmadas no evento de lançamento do programaSegundo Maria das Águas, presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Pernambuco, ministro visitará interior para conversar com pescadores


Maria das Águas é moradora de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte, e a colônia da qual participa pesca no Rio Capibaribe. Nesta quarta-feira (5), ela contou que o ministro também participará do primeiro encontro dos pescadores do Rio Capibaribe, que reúne pescadores de Feira Nova, Lagoa de Itaenga, Limoeiro e Glória de Goitá.

"Lutamos pelo Seguro Defeso da Pesca de rio, açúde, barragens e lagoas, para pescadores que não têm direito. Sou sobrevivente da Covid para viver tempos melhores e a hora é agora".

O reitor da UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão, disse estar animado com o programa na universidade, que possui um dos mais antigos cursos de pesca do País, com mais de 50 anos.

“É para isso que a universidade existe, ela só se concretiza quando atinge sua completude para melhorar a qualidade de vida das pessoas e combater as injustiças. A nossa universidade rural se sente muito honrada de estar dando início a esse projeto piloto no melhor restaurante universitário do Brasil”, disse, acrescentando que o programa dará uma alimentação de qualidade aos alunos e, ao mesmo tempo, capacitar os pescadores e pescadoras.

Representante pastoral das pescadoras do Nordeste, Laurineide Maria Santana  afirmou que o programa lembra o educador e filósofo Paulo Freire e o verbo esperançar, que ele tanto usou. Segundo ela, o programa do Governo Lula rompe a indiferença e a invisibilidade dos últimos quatro anos, além de garantir inclusão e segurança alimentar.

Joana Mozinho na foto ao lado do ministro da Pesca e Aquicutura, André de PaulaMinistro André de Paula recebeu bandeira da Articulação Nacioonal das Pescadoras, representada oficialmente no evento por Joana Mozinho. Foto: Alexandre Aroeira-Folha PE
“Lula nos ajudou a construir esse esperançar. Quero também agradecer ao ministro por esse momento de escuta. A gente lutou contra a mordaça que a gente passou durante quatro anos. A gente lutou para que esse momento cheio de brilho e vida acontecesse”.


 

 

 

Veja também

Newsletter