Logo Folha de Pernambuco

Economia

Começa transição da Infraero para Aena

Contrato de concessão do Aeroporto Internacional do Recife foi homologado no início do mês

Aeroporto Internacional do RecifeAeroporto Internacional do Recife - Foto: Divulgação/ Infraero

Concedido durante 30 anos, o Aeroporto Internacional do Recife vai começar a receber sua nova gestão. É que deu início à fase de transição operacional entre a administradora Infraero e a Aena, empresa espanhola vencedora do leilão do terminal. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no dia 9 de outubro foi homologado o contrato de concessão do bloco Nordeste, que inclui o terminal pernambucano, por meio da emissão da ordem de serviço.

Esse documento permite que as concessionárias iniciem a fase de transferência das operações e de ampliação do aeroporto para adequação da infraestrutura e melhoria do serviço. Pela segunda vez após vencerem o leilão, representantes da Aena se encontraram com gestores do Governo de Pernambuco. Na última segunda-feira, houve a primeira reunião de trabalho para discutir a transição operacional.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, a Aena está, no momento, elaborando o Plano de Tranferência Operacional (PTO). “Conversamos com a empresa, que nos informou que até o final de novembro deve entregar o plano à Anac. O projeto apresenta a estrutura da empresa, diretores, protocolos, procedimentos de gestão. Nesta fase de transição, a empresa já começará a trazer sua equipe”, explicou Schwambach.

Leia também:
Espanhola Aena vence leilão do bloco do NE por R$ 1,9 bi e leva Aeroporto do Recife
Vencedores da 5ª rodada de leilão de aeroportos assinam concessão


A contar do dia 9 de outubro, a Aena terá 40 dias para apresentar o plano. A Anac terá mais 40 dias para analisar e emitir seu parecer. Segundo a Anac, com a aprovação, a operação será feita pela Infraero com acompanhamento da concessionária, o que pode durar até 45 dias. Ao final desses prazos, a operação do equipamento será de responsabilidade da Aena. “A previsão é que a Aena assuma a operação entre 15 e 28 de fevereiro de 2020”, disse Schwambach.

Ainda segundo o secretário, a concessionária irá preparar o plano de obras para a melhoria do aeroporto. A Anac informou que, após assumir as operações, a concessionária deverá realizar ações imediatas de melhorias. O Governo de Pernambuco pretende acompanhar todo o processo. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a de Turismo vão ter reuniões constantes com a Aena. Queremos unir toda a gestão em busca de trabalhar novas conexões e vender o destino Pernambuco”, comentou Schwambach.

A Infraero informou que, durante a transição, “reitera seu compromisso em seguir operando com excelência o Aeroporto do Recife, focando na qualidade e segurança e apoio a seus empregados”.

O leilão de concessão ocorreu em 15 de março deste ano e o Aeroporto Internacional do Recife foi concedido juntamente com os terminais de Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB).

Veja também

Newsletter