Comércio de Pernambuco deve movimentar R$ 247,2 milhões com o Dia das Crianças
O levantamento da Fecomércio revelou que 66,7% dos consumidores da RMR pretendem presentear alguma criança
Neste ano, aproximadamente R$247,2 milhões devem ser movimentados em Pernambuco durante o Dia das Crianças com a compra de presentes, estimulando o comércio das cidades. Representando 3% do total de vendas em todo o Brasil, percentual acima da participação de 2021, de 2,8%. É o que aponta recorte local da Fecomércio-PE da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O levantamento da Fecomércio revelou que 66,7% dos consumidores da Região Metropolitana do Recife (RMR), pretendem comemorar o Dia das Crianças em 2022, proporção que é ligeiramente maior que a observada no ano anterior (63,3%). Cada consumidor que pretende presentear alguma criança, seja filho, neto, sobrinho, irmão, afilhado… vai adquirir em média 2 presentes com gasto total que pode chegar até a R$ 488.
Segundo o Assessor Econômico da Fecomércio-Pe, Ademilson Saraiva, tem muitas estratégias para atrair o público.
“Nessa época, a principal estratégia para atrair o público além das promoções que devido a esse aumento de preço que a gente observa na economia, chama a atenção, é também manter um estoque atualizado com temas e personagens que fazem parte do imaginário infantil. Até porque a sondagem revelou que quase metade dos consumidores pretendem dar autonomia às crianças na escolha dos presentes, inclusive boa parte delas participando do momento da compra”, explica.
Leia também
• Concentração bancária cai para 76,6% em 2021
• Em campanha, Bolsonaro anuncia programa reciclado de renegociação de dívidas da Caixa
• Produção de grãos deve chegar a 312,4 milhões de toneladas em 2023
Os itens mais procurados para presentear as crianças, segundo a CNC, são os vestuários e calçados. Compondo 29% do faturamento do varejo para a época, seguido dos eletrônicos e brinquedos, com 27% das vendas. Em média, a cesta de itens relacionados ao período, de acordo com a Confederação, apresenta um aumento de preços de 8,7% em relação ao ano anterior. Assim, tendo o maior crescimento desde 2016, quando ficou em 8,8%.
A Federação estima que a data deve movimentar nacionalmente, este ano, R$8,13 bilhões no país, contra R$8,39 bilhões no ano anterior, uma queda de 3,1%. Fruto do aumento dos preços que registrou +20,2%, em brinquedos, +15% em calçados e +14,6% em roupas infantis, obrigando os consumidores a ajustarem os gastos para a criançada. Videogames foi um item que apareceu uma variação negativa nos preços, -1,3%, cuja demanda cresceu durante a pandemia, levando a alta significativa de preços, tanto pela procura, quanto pela valorização do dólar em relação ao real.
Já a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), aguarda um bom resultado neste ano. Está com expectativa que a data acrescente 10% as vendas de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021, no varejo da capital Pernambucana.
De acordo com o presidente da CDL Recife, Fred Leal, o dia das crianças é uma data que anima o comércio da cidade e eles com parceria do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Bens e Serviços do Recife (Sindilojas) e a Prefeitura do Recife por meio do Recentro, estão com uma programação para as crianças, neste sábado.
“No próximo sábado, dia 8, iremos instalar uma estrutura coberta na Praça Dom Vital, ao lado do Mercado de São José, no Recife, para oferecer ao público uma programação gratuita, com diversas atitudes recreativas, para atrair a molecada”, ressalta.