brasil

Comércio desacelera em fevereiro e vendas sobem 1%

É a segunda alta consecutiva do setor, após o índice ter registrado crescimento de 2,8% em janeiro

Movimentação do comércio no Centro do RecifeMovimentação do comércio no Centro do Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

As vendas do varejo brasileiro subiram 1% na passagem de janeiro para fevereiro. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (11).

É a segunda alta consecutiva, após o índice ter registrado crescimento de 2,8% em janeiro. A última vez que o varejo registrou dois meses consecutivos de alta foi em setembro de 2022 (0,5% em agosto e 0,7% em setembro).

Analistas esperavam alta de 0,2%, segundo mediana das projeções compiladas pela Bloomberg.

Seis das oito atividades investigadas na pesquisa avançaram em fevereiro deste ano. Tiveram alta os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com crescimento de 9,9%, e o de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com avanço de 4,8%.

Dois dos oito grupos de atividades do varejo tiveram queda: combustíveis e lubrificantes (-2,7%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%).

Perspectivas são positivas
O Índice de Confiança do Consumidor do FGV IBRE registrou a primeira alta do ano no mês de março, subindo 1,6 ponto, para 91,3 pontos. Segundo o índice, a alta da confiança dos consumidores foi motivada pela melhora de todos os quesitos que compõem o indicador, como as perspectivas para as finanças familiares futuras e sobre a situação futura da economia. A exceção foi o ímpeto de compra de bens duráveis, que recuou fortemente no mês.

Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre, pondera que este é o primeiro resultado positivo do ano, o que eleva o indicador de um nível pessimista para moderadamente pessimista, acima dos 90 pontos.

“Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelado às limitações financeiras das famílias, como sugere a manutenção do indicador de situação financeira atual em níveis historicamente baixos”, afirma.

Veja também

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter
NEGÓCIOS

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Newsletter