Comércio

Comércio espera crescimento nas vendas referentes a Black Friday e o fim de ano

A expectativa de vendas para o comércio este ano é que o setor fature mais em relação ao mesmo período de 2021

ComércioComércio - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A expectativa de vendas para o comércio este ano é que o setor fature mais em relação ao mesmo período de 2021, ainda impactado pelas restrições impostas pela pandemia. O comércio espera um crescimento de 17,3% nas vendas referentes a Black Friday, e 23,6% no tempo que antecede o Natal e Réveillon, segundo sondagem realizada pela Fecomércio-PE. 

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo varejo no Estado, onde houve uma queda de 4,9% no volume de vendas acumuladas até setembro, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, os empresários e gestores do varejo estão com boa perspectiva de variação no volume das vendas e grande parte dos consumidores pretendem ir às compras, sobretudo para aproveitar os descontos da Black Friday, já que um terço deles irá aproveitar o período para antecipar compras para o Natal e Réveillon.

A ‘Sondagem de Opinião do Fim de Ano 2022’ foi feita entre os dias 03 e 09 de outubro, com base em um plano amostral de 1.000 consumidores – com cotas entre homens e mulheres, de 18 anos ou mais e renda mensal familiar a partir de 1 salário mínimo. E de 400 estabelecimentos do varejo e dos serviços de alimentação, nos principais pontos de fluxo do comércio da RMR, Agreste e Sertão.

Ao longo dos anos, a Black Friday se firmou como uma das datas mais importantes para aquecer o mercado, e ocorre tradicionalmente na última sexta-feira de novembro. Neste ano, a data vai cair no dia 25, mas os lojistas da cidade já começaram os preparativos, com promoções que prometem se estender até lá. Visando atrair mais consumidores para as compras e aumentar o desempenho das vendas. 

“A Black Friday costuma favorecer especialmente os segmentos de móveis, eletrodomésticos, e eletro-eletrônicos. São produtos com maior valor agregado, onde as famílias guardam a expectativa de compras para aproveitar os descontos da época. Mas, esse ano, com o aumento de preços generalizado em diversos segmentos, nos últimos 12 meses, outros setores devem ser beneficiados com o período de promoções, por exemplo, o setor de vestuário e calçados e até os supermercados”, ressalta o assessor Econômico da Fecomércio Pernambuco, Ademilson Saraiva. 

Essas datas são mais um passo para a recuperação gradativa do setor, que ainda enfrenta os reflexos da Covid-19. Ainda tem o impacto positivo das contratações temporárias, que já começaram. A sondagem revela que 23,6% dos estabelecimentos do varejo pretendem recrutar funcionários temporários para colaborar com a realização do período de descontos da Black Friday. Para as vendas relacionadas ao Natal e Réveillon, por sua vez, 36% dos estabelecimentos devem contar com colaboradores temporários. 

Na Sondagem do ano anterior, 17,5% dos estabelecimentos do varejo tinham intenção de contratar colaboradores temporários, com uma média de contratação de 4,4 pessoas por estabelecimento.Esse ano, a média foi de 4,6 pessoas por estabelecimento.
“Embora tenha havido um avanço, é importante considerar que o varejo passou por dois anos de fortes transformações e muitas demissões. Então, traz essa perspectiva de uma média maior de contratações para atender a demanda do fim do ano. Mas, as incertezas para o ano de 2023 podem intimidar um pouco a perspectiva de efetivação desses colaboradores.”, explica economista. 

A pesquisa da Fecomércio-PE, ainda revela que 54,3% dos consumidores pernambucanos com 18 anos ou mais, pretendem realizar compras no período da Black Friday de 2022, patamar que é aproximadamente 4 pontos percentuais abaixo do projetado às vésperas do mesmo período em 2021, quando a expectativa de realizar compras era de 58,2%. Quanto à comemoração das festividades de final de ano, 69,9% dos consumidores declaram intenção de realizar alguma atividade ou ação com o intuito de celebrar tanto o Natal quanto o Réveillon. No outro extremo, 11,9% declaram que não pretendem comemorar nenhum dos eventos.

O economista avalia que o fato do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário ser próximo da data da Black Friday possibilita que os consumidores realizem as compras antecipadas de Natal.

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