Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Comissão Europeia propõe suspender por um ano tarifas a importações da Ucrânia

A ideia tem como objetivo "ajudar a impulsionar as exportações da Ucrânia para a UE"

Presidente do Parlamento Europeu, Roberta MetsolaPresidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola - Foto: John Thys / AFP

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), lançou nesta quarta-feira (27) a proposta de suspender pelo período de um ano todas as tarifas sobre a importação de produtos da Ucrânia, como um gesto de apoio a este país em guerra com a Rússia.

A ideia tem como objetivo "ajudar a impulsionar as exportações da Ucrânia para a UE. Ajudará a aliviar a difícil situação dos produtores e exportadores ucranianos diante da invasão militar da Rússia", disse a Comissão em um comunicado. 

Na mesma nota, o comissário europeu do Comércio e vice-presidente da Comissão, Vladis Dombrovskis, destacou que “nunca antes a UE havia adotado estas medidas de liberalização comercial, que não têm precedentes em sua escala”. 

Trata-se - completou - de conceder à Ucrânia “acesso ao mercado da UE com tarifa zero e cota zero. Desde o início da agressão da Rússia, a UE priorizou a importância de manter a economia da Ucrânia funcionando, o que é crucial para ajudá-la a ganhar esta guerra".

A medida ajuda, de forma direta, "produtores e exportadores ucranianos. Injetará confiança na economia ucraniana e enviará um forte sinal de que a UE fará o que for preciso para ajudar a Ucrânia em sua hora de necessidade".

Agora, a proposta deve ser avaliada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter